Buscar
  • @luigienricky

10 Professores Inspiradores (ou não) da Ficção

Dia 15 de Outubro comemoramos no Brasil o dia dos nossos super-heróis sem capa. Aqueles que aceitaram o desafio de nos ensinar o ABC, um novo idioma, uma profissão, uma habilidade, etc. O dia das pessoas que tem o dom para ensinar e a força e coragem para enfrentar governos desonestos, terraplanistas e negacionistas da evolução.

Para essa data não passar batida, selecionamos os professores mais incríveis (ou não) da ficção para você conhecer ou relembrar!


01 - ANNALISE


Para começar pegando pesado vamos falar de Annalise. Brilhantemente interpretada por Viola Davis na série How To Get Away With Murder ou HTGAWM para os mais íntimos. Annalise é uma professora de universidade e ensina Direito para seus alunos super inteligentes. Mesmo que as vezes apresente um caráter duvidoso, é visível o quanto ela é dedicada à profissão, tanto como advogada quanto professora e faz de tudo para que seus alunos estejam preparados para a vida acadêmica e fora da faculdade, seja para defender um caso ou ocultar um cadáver.


02 - BETTY


Se você ainda não reservou um tempinho da sua vida para assistir essa obra incompreendida chamada The OA para depois infernizar a dona NETFLIX pedindo renovação como faço todos os dias, ainda dá tempo!


Betty é uma professora muito dedicada e as vezes subestimada. Ela se deixa envolver tanto com seus alunos que junto com alguns deles, enfrenta um atirador na escola para proteger todas as crianças, foge com eles para resolverem os mistérios envolvendo a protagonista e ainda é considerada sequestradora pelas autoridades. Tudo para tentar trazer um pouco de conforto para ela mesma e principalmente para seus queridos alunos envolvidos com a trama.


03 - ELIZABETH


Em Professora Sem Classe, Cameron Maravilhosa Diaz da vida a Elizabeth, uma mulher desajustada que sonha em por silicone e aceita ser professora substituta para levantar a grana necessária para a cirurgia. A principio ela escolhe essa profissão por achar que seria a forma mais fácil de ganhar dinheiro. Iludida!


Por mais que no começo estivesse pouco se lixando para a educação daquelas crianças, conforme os dias vão passando ela cai na real do quão importante é o seu papel como professora e que suas ações determinarão o futuro daquela criançada. Para alguém que não se importava, ela chega a dar seu sutiã para um aluno que sofria bully poder dizer que foi ele que roubou e ganhar o respeito da galera. Se isso é imoral ou não, deixo vocês decidirem!


04 - JOHN


Em Sociedade dos Poetas Mortos, o saudoso Robin Williams entrega um dos papéis mais marcantes e emocionantes da sua carreira com o excêntrico professor John Keating (será que Keating é um sobrenome que só professores podem ter?).


Em uma escola conservadora e com pouco espaço para as artes, John chega com seu jeito inusitado de lecionar e muda o rumo das vidas de seus alunos que a principio resistem bastante à ideia que as artes, especialmente a leitura de poesias, seja algo relevante para seus currículos impecáveis. Até que algo grave acontece a um dos alunos e eles resolvem criar uma sociedade secreta para leitura de poesias. Uma das cenas mais lindas é quando os alunos fazem um protesto em homenagem ao seu professor. Se você nunca viu esse filme, esta perdendo tempo. Corre lá!


05 - MERLÍ


Talvez, e só talvez, este que vos fala estivesse aguardando o momento certo para exaltar essa série maravilhosa da Netflix que leva o nome do protagonista, Merlí. Nessa série gravada e narrada com o idioma nativo da Catalunha, somos apresentados ao professor de filosofia Merlí. Eu tive dois professores de filosofia na minha vida que eram idênticos a este senhor.


Sempre forçando seus alunos a pensar e desenvolver seu senso crítico, a pessoa de Merlí é de uma complexidade poucas vezes tão bem trabalhada em um personagem. Ao mesmo tempo que tenta ensinar ética para seus alunos e ajudando-os com seus dilemas morais e pessoais, ele vive o completo contrário na sua vida fora das escolas com seus relacionamentos tóxicos com as namoradas, o filho e mesmo os colegas de trabalho. Merlí é um personagem que te cativa desde o primeiro segundo de cena e puxarei o saco dele sempre que puder.



06 - MINERVA


Tenho certeza que se você foi um bom aluno na escola, teve aquele professor puxa saco que era super rigoroso com os alunos pouco dedicadas mas que passava um pano para você sempre que podia. Assim é Minerva com a turminha do HP. Ela não mede esforços para proteger os protagonistas sempre que pode, seja dando pontos extras para a Grifinória ou protegendo as crianças de algum mal que possa assolar a escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Você sempre pode contar com Minerva, só não chegue atrasado na sua aula e nem tente bancar o espertinho, a menos que você seja a Hermione.


07 - MISS WARDWELL


No começo Miss Wardwell é uma professora tímida e dedicada em O Mundo Sombrio de Sabrina, até que um demônio a possui e, bem, ela continua tímida e dedicada embora a timidez seja puro fingimento e a dedicação seja levar Sabrina para o caminho das trevas.


Mesmo sendo um demônio sem coração, num certo momento, Wardwell realmente parece se importar bastante com Sabrina e chega a parecer um sentimento genuíno. Ainda não sabemos se ela realmente quer o bem (?) da protagonista ou não, mas é fato que quando o assunto é ensinar ela não mede esforços para alcançar seu objetivo.


08 - RITA


Outra série da Netflix, dessa vez dinamarquesa, que exalto sempre que posso é Rita. Ela é uma mistura de Merlí e Professora Sem Classe. De todos os professores desta lista, Rita é a mais próxima de uma pessoa real da atualidade. Uma mulher 200% verdadeira, dedicada ao seu trabalho que muitas vezes, para ela, isso é tudo o que tem.


Ao longo das cinco temporadas acompanhamos dramas diferentes cercando Rita, mas como essa matéria é sobre o lado professora, vale destacar o envolvimento que ela tem com os alunos e os motivos que a fizeram se tornar professora. Vale muito a pena por ser uma série muito sentimental e com aquela pegada de novela que os brasileiros tanto amam, além da atuação IMPECÁVEL de Mille Dinesen. Se você ainda não deu essa chance para encher seu coração de amor, corre lá na Netflix pois Rita é uma daquelas séries que você maratona sem perceber.


09 - STEVE

O Treinador Steve não é o melhor exemplo de professor a ser seguido, mas o que vale aqui é a sua intenção em sempre tentar acertar e fazer parte do mundo das crianças, mesmo que na maioria das vezes isso acabe parecendo algo diferente do que é.


Ele é o professor de educação física na série Big Mouth e mesmo que tenha todo aquele exagero de uma série animada de besteirol, em algum momento da sua vida você já deve ter se deparado com um professor tão sem noção que você se pegava pensando como diabos ele conseguiu um diploma. Na ultima temporada, Steve ganhou uma repaginada com os meninos do Queer Eye e parece ter se tornado uma pessoa um pouco mais confiante.


10 - WILL SCHUESTER

Para fechar nossa lista com chave de ouro, ninguém melhor que o professor mais inspirador da ficção até o momento. Will é o professor de música e espanhol em Glee.


Esse é o tipo de professor que quero ser e é o tipo de professor que me inspirava a procurar sempre o melhor em mim. São incontáveis os momentos de dedicação e superação presentes em Glee que se formam através de Will Schuester. Seja brigando para manter vivo o glee club até a última temporada, dando apoio moral e pessoal para seus alunos, mantendo todos calmos diante da invasão de um atirador à escola ou estudando seu espanhol para ser um professor melhor.

Se os alunos de Glee conseguiram realizar todos os seus sonhos é por que tiveram Will como seu mestre!


Mas e aí? Você tem/teve professores inspiradores? Conta pra gente quais outros professores da ficção você tem aquele carinho especial de aquecer o coração!!!

0 comentário