Buscar
  • @tonfabricio

26/08 - Dia Internacional da Igualdade Feminina: Confira nossa lista de filmes

Hoje, dia 26 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Devemos lembrar que mulheres tem sido colocadas em posições inferiores aos homens há centenas de anos, por isso, é imprescindível mudarmos essa cultura machista. A caminhada é longa, mas aos poucos as pessoas estão entendendo mais sobre a igualdade de gênero, conhecida como feminismo.


Para celebrar esta data reflexiva, trouxemos uma lista de filmes que abordam a igualdade de gênero. Confira algumas dicas, com personagens tao icônicas:


1. O Sorriso de Monalisa


Lançado em 2003, O Sorriso de Monalisa conta a história de um grupo de mulheres universitárias dos anos 50. Embora tivessem acesso aos estudos, o parâmetro delas era apenas de tornarem ótimas esposas. Tudo isso muda no momento em que conhecem a nova professora de artes, capaz de fazê-las enxergar o mundo com outros olhos e torná-las donas de si, perante a sociedade.


2. Frida


Frida conta a sofrida e bela história de Frida Kahlo, uma das maiores artistas que já viveu. Frida foi uma mulher muito além de seu tempo, enfrentando os olharem da sociedade que a condenava. Kahlo era polêmica: se envolveu com homens e mulheres, teve relacionamentos abertos, além de usar roupas masculinas quando sentia vontade. Uma mulher de garra que é uma representação de poder e liberdade para as mulheres.


3. Tudo para Ficar com Ele


Tudo para Ficar com Ele é um clássico da Tela Quente da Globo. O filme mostrava três amigas que gostavam de curtir a vida, fazer sexo sem compromisso, além de vestir as roupas e falar o que elas quisessem. Uma comédia divertidíssima muito além de seu tempo.


Além disso, é o oposto de filmes como American Pie, onde as mulheres são vistas como objeto. Aqui, os homens são carne.


4. Histórias cruzadas


O emocionante Histórias Cruzadas aborda o racismo nos anos 60. Eugenia Phelan é uma mulher que quer escrever um livro abordando a perspectiva de empregadas negras trabalhando para a elite branca.


Além do racismo, o filme mostra uma mulher que quebra padrões na época, deixando seu cabelo como bem entende e com uma opinião própria sobre se casar ou não. Assistam com uma caixa de lenços do lado, pois vão chorar!


5. Estrelas Além do Tempo


Estrelas Além do Tempo mostra a acirrada disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética para ver quem iria vencer a corrida espacial. Contando com um time de mulheres negras, o filme aborda o racismo e o machismo da época através da luta por direitos iguais em meio a uma sociedade com uma cabeça fechada.


Estrelas Além do Tempo é um filme emocionante para assistir e entender ainda mais sobre a segregação, além da dor que isso causou (e causa) para tantas pessoas. Uma luta de todos!


Gostaram das dicas?? Quais outros filmes representam esse dia maravilhoso?? Comentem!!




0 comentário