Buscar
  • marianafrancomague

5 Filmes em Stop Motion que marcaram gerações

Você sabe o que é Stop Motion? Pode não estar reconhecendo o nome, mas é bem provável que já tenha visto um filme que usava a técnica.Stop Motion surgiu nos primórdios do cinema com o cineasta George Méliés e seu filme Viagem a Lua de 1902.





A técnica consiste em tirar varias fotos de um mesmo objeto inanimado, porém exercendo pequenas mudanças em sua posição, e ao juntar todas as fotos em sequência, cria uma ilusão de movimento, então hoje vamos te apresentar alguns dos filmes mais famosos em Stop Motion.


Coraline e o Mundo Secreto



Começando pelo filme que com certeza veio a sua cabeça quando falei em Stop Motion, o filme adaptado do romance de mesmo nome de Neil Gaiman foi lançado em 2009 e conta a história de Coraline, uma menina que acaba de se mudar com seus pais para um enorme casarão antigo, que agora é dividido em apartamentos.


Em suas explorações pela propriedade, a menina se depara com uma minúscula porta, e ao atravessá-la entra em um outro mundo, muito parecido com o dela, seus pais e seus vizinhos estavam lá, a única diferença era que todos nesse mundo tinham botões no lugar dos olhos (pouco estranho), Coraline irá descobrir que o que parece bom demais pra ser verdade, realmente não é.



Fuga das Galinhas



Outro clássico do estilo, a animação acompanha um grupo de galinhas que vive em uma fazendo no interior da Inglaterra, conformadas com sua curta vida, produzir ovos e depois ir para a panela, mas tudo muda quando Rocky, um galo dos EUA chega a fazenda.


Rocky se apaixona por Ginger, uma galinha que a tempos já sonhava com liberdade, os dois juntos lideram uma rebelião para fugir do galinheiro depois que a dona do lugar decidi que todas as galinhas irão para o forno.


O filme trata temas sociais de forma lúdica, como a luta de classes, autoritarismo e fascismo, criando um paralelo com a “mão invisível” do capitalismo e até mesmo com os campos de concentração do nazismo.


O Estranho Mundo de Jack



Você achou mesmo que a dona Disney não iria entrar na onda do Stop Motion? pois em 1993 a empresa do Mickey junto com Tim Burton lançava o que seria um dos maiores clássicos tanto do Halloween como do Natal.


O longa segue Jack Esqueleto, o Rei da Abobora que mora na Cidade do Halloween, onde ele é a maior celebridade, porém Jack está bastante entediado com sua vida. Depois de se perder em uma floresta que nunca tinha visto antes, ele acaba indo para na cidade do Natal, onde se apaixona pela atmosfera natalina, então decide transformar o lugar onde vive com essa alegria, não vou contar muito, mas posso falar que o Papai noel se ferra legal no filme, pra saber mais confira nosso #tbt O Estranho mundo de Jack.


O Pequeno Príncipe




O livro publicado em 1943 por Antoine de Saint Exupéry é talvez uma das histórias mais clássicas da literatura, ela foi adaptada para diversos formatos audiovisuais, porém foi em 2013 que a história chegou aos cinemas em Stop Motion.


No entanto a animação não replica diretamente a história do romance original, a trama gira em torno de uma menina cuja mãe autoritária impõe um plano de estudos durante as férias, que deixa muito pouco tempo para diversão.


A menina encontra um refúgio na casa de seu vizinho, um aviador aposentado que durante todo o verão lhe apresenta a história do Pequeno Príncipe, o qual supostamente ele conhecia.


A Noiva Cadáver



A Noiva Cadáver lançado em 2005, mantém a atmosfera sombria e bizarra de Tim Burton em O Estranho Mundo de Jack, e acrescentava um triângulo amoroso bem disfuncional na história.


Aqui conhecemos Victor, um jovem que está prestes a se casar com o amor de sua vida Victoria, porém após arruinar o jantar de ensaio, ele vai até a floresta para ensaiar os votos, mas por acidente acaba acordando Emily de seu sono eterno.


Emily foi assassinada no dia do casamento, e agora tem plena certeza que Victor a pediu em matrimônio, e o leva ao mundo dos mortos para realizar a união.


Fala aí nerd, curtiu o estilo Stop Motion? Não deixe de conferir nossas outras listas de animações e filmes no site!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo