Buscar
  • Carolina Mezalira

7 animações que ensinam as crianças o significado da morte

Atualizado: 8 de fev. de 2021

A morte é um tema muito complicado de lidarmos (só quem já viveu sabe como é), ainda mais se tratando de crianças que não entendem direito a situação. Por isso, a redação do Fendageek trouxe hoje 7 animações que ensinam os pequenos como lidar de maneira lúdica com esse sentimento de luto. Então se liga na lista:


1. Soul


O mais recente filme da Pixar (para acessar a crítica basta clicar aqui). Soul conta a história de Joe Gardner, um excelente pianista de jazz que sonha em um dia se tornar reconhecido nesse meio, porém, quando isso está prestes a acontecer, ele cai em um buraco e fica em coma.


Como resultado, ele vai para o pós-vida, onde encontra a 22 e lá ele aprende lições muito importantes, a qual todo mundo tem um propósito nessa vida, mas nem sempre é aquilo que queremos. Posso dizer que é um desenho muito mais para adultos do que para as crianças, mas eles vão se divertir junto com os pais.


2. Viva – A Vida É uma Festa


Outro filme da Pixar da lista. Essa animação é de 2017 e conta a história de Miguel, um garoto mexicano e que ama música, mas por alguma razão sua família não o deixa tocar (Sem Spoiler, vão ter que assistir).


Porém no famoso feriado dos mortos, ele se vê perdido no mundo dos que já faleceram, e com a ajuda de seus antepassados e mais alguns amigos, ele consegue retornar para casa, aprendendo a dar valor a família (esse filme é lindo e até os marmanjos choram igual a um bebe!).


3. Gasparzinho, O fantasminha camarada


Gasparzinho o fantasminha camarada já teve diversas adaptações, porém a que ficou mais marcada é a de 1995, onde conta a origem do fantasma lembrando que ele morreu de pneumonia quando era apenas uma criança. Com isso, ele virou essa figura com o intuito de ficar com seu pai para sempre.



O pai dele criou uma máquina com o desejo de que os mortos pudessem ressurgir das cinzas, entretanto, ele foi preso, fazendo com que o fantasma passasse a viver com seus tios, que o tratavam muito mal. Quando Casper tem a chance de voltar dos mortos, ele comete um ato altruísta por amor da pessoa que mais ama.


4. Festa no Céu


Parecido com Viva – A Vida É uma Festa, a animação de 2014 também retrata o feriado mexicano, onde temos um toureiro que permite morrer para ir atrás do seu grande amor. Entretanto, a verdade é que ela não morreu (vão ter que assistir para descobrir o restante da história).


Festa no Céu, retrata a morte de uma maneira fantástica, tornando fácil para as crianças entenderem sua narrativa, além de garantir que o longa não seja assustador para os pequenos.


5. Todos os Cães Merecem o Céu


O filme se tornou um clássico! Nele temos como protagonista um cachorro que foi morto pelo seu amigo chamado Charlie, porém o animal retorna para a terra como um anjo, aprendendo o que significa realmente estar vivo.


A história trata de temas como o céu e o inferno, algo que não é comum em filme infantil, tornando o entendimento dos pequenos sobre morte mais fácil.


6. Phantom Boy


É um filme francês de 2015, diferenciando de todos da lista no quesito animação. A trama apresenta um garoto que está com uma doença terminal que, enquanto ele dorme, seu espírito é capaz de vagar pela cidade.


Podemos dizer que é um filme sincero que lida com assuntos sérios, como doenças crônicas e morte de uma maneira mais flexível para as crianças absorverem e entenderem sobre o assunto.


7. A Viagem de Chihiro


O filme pertence ao Studio Ghibli. Nele seguimos uma menina de 10 anos no qual os pais são transformados em porcos (eu tinha muito medo deles) antes de ser enviado ao mundo espiritual. Chihiro não está morta, porém ela não pertence mais ao mundo dos vivos.


A Viagem de Chihiro explora esse mundo entre os vivos e a mortos de uma maneira lúdica em que as crianças vão entender com facilidade sobre o plano espiritual.


Qual filme da lista vocês mais gostam?? Curtam e Compartilhem!!

0 comentário