Buscar
  • @_KaioMoura

9 Filmes sobre o espaço para comemorar o aniversário da missão Apollo 11

No dia 20 de julho de 1969 os primeiros homens chegavam a lua. A missão Apollo 11 definitivamente foi um grande passo para a humanidade.


Se você é amante de ciência e adora a temática viagem espacial, nós separamos uma lista especial para você. Segue abaixo uma lista de 10 filmes e séries com essa temática que separamos para vocês.


First Man (2018)

Nada melhor do que começar com o filme que conta a história do primeiro homem à lua. First Man conta como foi a trajetória de Neil Amstrong (Ryan Gosling) para se tornar o primeiro ser humano a pisar em terras lunares. Em meio à guerra fria, vemos os sacrifícios e custos de toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.


O longa é baseado no livro First Man: The Life of Neil A. Armstrong de James R. Hansen. Dirigido por Damien Chazelle, o filme recebeu 4 indicações ao Oscar em 2019 e levou o prêmio de melhores efeitos visuais.


Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo (2017)

Que a viagem à lua foi um dos maiores feitos da humanidade, isso todos sabemos. Neil Armstrong foi o nome e o rosto desse grande acontecimento, mas nada teria acontecido sem o trabalho de vários cientistas que comandavam a missão da terra.


O documentário dirigido por David Fairhead, contém imagens de arquivos e efeitos especiais para simular o que aconteceu. Além de todo o "por trás das câmeras" da Apollo 11, o filme mostra todos os esforços da equipe na terra para trazer os tripulantes da missão a salvo para casa.


The Last Man on the Moon (2014)

Falando em viagem lunar, você já se perguntou quem foi o último homem a pisar na lua? Em 1972 o astronauta Eugene Cernan deixou a superfície lunar e somente 40 anos depois ele resolveu contar a sua história através desse documentário.


Ao deixar a lua, Cernan deixou a suas pegadas e as iniciais da sua filha na poeira lunar. Sua incrível experiência e sua ambição o levou para o espetacular e perigoso ambiente espacial e lunar. Porém, havia um preço alto a se pagar pela fama e pelos privilégios seguintes.


Apollo 13 (1995)

Se você tem o mínimo conhecimento sobre missões espaciais, com certeza já ouviu a famosa frase "Huston, we have a problem here". Essa icônica frase marcou um dos maiores desastres espaciais da humaninda, a missão Apollo 13 da NASA.


O filme dirigido por Ron Howard, mostra a tentativa desesperada de resgate dos três astronautas americanos que estão à deriva no espaço após uma explosão na sua nave à caminho da lua. Tom Hanks assume o papel de Jim Lovell, um dos três astronautas da missão e o responsável pelo bordão que marcou a história.


Interestelar (2014)

Pra começar as indicações de filmes de ficção científica, nada melhor do que um dos últimos projetos do grande Christopher Nolan (Trilogia do Cavaleiro das Trevas, A Origem). Interestelar, o meu favorito dessa lista, não é só um filme sobre viagem espacial, ele também aborda outros temas bem complexos da ciência. Se prepara par ter "blowing mind" depois de ver esse esse filme.


Quando o planeta terra está prestes a morrer, uma equipe de astronautas embarcam em uma missão através do espaço em busca de um novo lar para a raça humana. A equipe que é liderada por Joseph Cooper (Matthew McConaughey), que toma a difícil decisão de deixar seus filhos na terra para executar a missão, o que ele não contava é que haveriam complicações durante a viagem. No elenco também estão Anne Hathaway (Dra Amelia Brand), Michael Caine (Professor John Brand), Matt Damon (Dr. Mann) e Timothée Chalamet (Tom Cooper, jovem).


Perdido em Marte (2015)

Já imaginou ser abandonado em um planeta inóspito sem ideia de quando será resgatado? Bom, é exatamente isso que o astronauta Mark Watney (Matt Damon), durante uma missão espacial. Sozinho em marte, ele tem que aprender a sobreviver no planeta vermelho enquanto tenta desesperadamente pedir ajuda da terra.


O filme dirigido por Ridley Scott é uma adaptação do romance homônimo de Andy Weir. O longa foi muito bem recebido pela crítica, recebendo uma avaliação de 93% no Rotten Tomatoes, além de várias indicações a prêmios, incluindo o Oscar.


Passageiros (2016)

Passengers era pra ser apenas um romance no espaço, porém o filme não agradou nenhum um pouco a crítica. Apesar da boa bilheteria, e de nomes de peso protagonizando o longa, o filme de Morten Tyldum trouxe aquela clássica rivalidade crítica vs público.


No filme, a nave Avalon é responsável por levar 5000 passageiros em uma viagem espacial até o planeta Homestead II. A viagem durará 120 anos, todos abordo estão em hibernação quando a nave é atingida por uma chuva de meteoros. Devido a um mal funcionamento, Jim (Chris Pratt) é despertado antes do tempo correto. Depois de muito tempo sozinho, ele resolve acordar Aurora (Jennifer Lawrence) para lhe fazer companhia. O plano de viver um romance com Aurora começa a se tornar um desastre quando ela percebe que Jim guarda um grande segredo.


Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019)

O astronauta Roy McBride (Brad Pitt) embarca em uma viagem para o fim do sistema solar em busca do seu pai que desapareceu 16 anos atrás durante uma missão espacial mal sucedida para Netuno.


O fato de Roy ter um certo grau de autismo deixa a missão ainda mais desafiadora. Além da busca por seu pai, ele deve encontrar uma solução para impedir que uma perigosa experiência ameace a raça humana.


Wall-E (2008)

Tem filme espacial pra criançada e pra toda família também. Wall-E é um longa animado da Pixar Animation Studios dirigido por Andrew Stanton (Procurando Nemo). O filme foi aclamadíssimo pela crítica e pelo público, chegando a receber 5 indicações ao Oscar e levou pra casa o prêmio de Melhor Filme de Animação.


No filme conhecemos Wall-E um robozinho construído em 2100 para limpar a terra que está coberta de lixo. Ele conhece e se apaixona por EVA, outra robô que tem como missão encontrar uma planta na superfície do planeta. Juntos eles embarcam em uma aventura espacial que mudará os seus destinos e o de toda humanidade.



E aí, qual desses filmes você já conhecia e quais você descobriu nessa lista ? Confesso que me deu vontade de assistir novamente todos eles.






1 comentário