Buscar
  • marianafrancomague

A Origem do Halloween

Amantes do Halloween, se vocês acham que esse dia sempre foi sinônimo de doces e fantasias, sabe de nada inocente! O Halloween nem se quer foi criado nos EUA... Então vem saber a origem verdadeira do Halloween!


ONDE SURGIU O HALLOWEEN


Na verdade, o Halloween surgiu em um festival pagão na cultura celta, o Samhain, que comemorava o fim do verão. Ele era comemorando em 3 dias, começando dia 31. Nesse dia também se comemorava a virada do ano Celta, além de homenagens ao Rei dos Mortos. Os celtas acreditavam que os mortos deixavam as tumbas e se apossavam dos corpos dos vivos, e por isso as pessoas se fantasiavam (olha lá) para ficar mais parecidas com eles.



Pulando pra Idade Média, o Papa Gregório III queria uma data como o Samhain para os cristãos, então ele pegou o Dia de Todos os Santos que era comemorado no dia 13 de maio e passou para o dia 1 de Novembro e foi aí que surgiu a expressão Halloween .


A expressão vem de All Hallows Eve, onde Hallows significa santo e Eve véspera, então

"a véspera do dia dos santos".


MAS E O HALLOWEEN QUE EU CONHEÇO?




Calma aí gente, já vamos chegar lá. Até agora vimos o Halloween da Europa, pois essas tradições chegaram aos EUA no século 19 com a imigração dos irlandeses para a América.


Lá na Europa já se tinha o costume de fazer pegadinhas com os vizinhos, mas lá as crianças simplesmente arremessavam REPOLHOS nas casas alheias. Porém no início do século a América estava passando por uma enorme crise de fome, o que tornou a "brincadeira" de jogar alimentos fora mal vista para contornar a situação passou-se a se usar DOCES (olha que diria), que era um alimento mais barato e que havia em maior quantidade.


E hoje, como vocês devem saber, o Halloween é uma data levada bastante a sério nos EUA, onde as crianças não perdem a oportunidade de sair de porta em porta para ganhar seus doces ou fazer suas travessuras.


E NO BRASIL?


Depois que a festa conquistou os Estado Unidos, ela foi importada aqui para o Brasil. Ao longo dos anos ela vem se popularizando, provavelmente isso se deve a grande quantidade de filmes, séries e games estadunidense que consumimos, mas nada parecido com a comoção que existe nos EUA.


Em 2003 um projeto de lei criou o Dia do Saci também é comemorado no dia 31 de Outubro, na intenção de fazer com que os brasileiros comemorassem algo genuinamente brasileiro, mas infelizmente foi muito mal divulgado e quase ninguém sabe que esse dia existe.


E essa foi a origem do Halloween como o conhecemos.


Halloween e a Cultura Geek


Se vocês forem nerds assíduos, com eu sei que vocês são, já sabe que o Halloween e o Terror são temas muito presentes no universo de cultura pop. Vilões icônicos que marcaram época, filmes clássicos do gênero como, Psicose, O Iluminado e Halloween estão constantemente presente no imaginário e nas referências do dia a dia do nerd!


Além das séries de terror que estão cada vez mais populares como American Horror Story e A Maldição da Mansão Bly!


Para quem é fã de livros, que não falta são opções desde clássicos como Stephen King e H.P. LoveCraft até coleções inteiras de True Crime (alô DarkSide patrocina a gente!). Sem contar as obras nacionais como do autor Raphael Montes, alguns títulos dele são: Suicidas, o vilarejo e Uma Mulher No Escuro, além do livro que serviu de base para a série da Netflix Bom dia, Verônica.


A equipe do FendaGeek deseja um ótimo Halloween a todos!

0 comentário