Buscar
  • Carolina Mezalira

Análise | Amor & Gelato - Foi uma boa adaptação?

O tempo das adaptações literárias para as telinhas parece que veio para ficar, não e mesmo? O longa da vez é o romance juvenil Amor & Gelato, baseado no livro de mesmo nome da escritora Jenna Evans, que chegou na Dona Netflix para agradar os fãs de uma boa comédia romântica.


Sinopse


Na história acompanhamos a jovem Lina (Susanna Skaggs) que, após a morte da sua mãe, viaja para Itália com o intuito de cumprir a última promessa feita pela matriarca no leito de morte. Chegando ao local, é entregue a garota um diário escrito por sua mãe quando ela morava no país, então a jovem começa a reproduzir os seus passos a fim de se auto-descobrir antes de ir para a faculdade.


Mas nada sai como a protagonista queria (sai melhor), pois ela percebe que o país tem muito mais a oferecer do que ela jamais podia imaginar, como uma excelente gastronomia, paisagens lindíssimas e dois amores de deixar qualquer um suspirando pelos cantos.


Paisagens de tirar o fôlego!


Com uma fotografia de tirar o fôlego, Amor & Gelato entrega paisagens espetaculares, transportando o público diretamente para Roma, e esse com certeza é o ponto alto do longa (eu já viajei para Itália e me senti lá novamente).


Logo no início do filme nos deparamos com a protagonista conhecendo Alejandro (Saul Nanni), um jovem rico que a convida para ir em um evento beneficente. No local, ela encontra Lorenzo, que rapidamente demonstra possuir sentimentos por Lina. Ali, já dá para perceber que um triângulo amoroso será formado, mas, infelizmente, o longa não desenvolve nem um pouco a história envolvendo o trio.

Triângulo amoroso fraquíssimo! (Aviso de Spoilers)


Quem gosta de um bom romance, talvez fique um pouco desanimado com a adaptação feita pelo streaming, visto que, a rivalidade entre os supostos pretendentes não é aprofundada e nem temos os reais motivos de um não ir com a cara do outro, simplesmente foi colocada essa rixa no filme.


Apesar de Alejandro ser bonito e rico, ele não tem o carisma necessário para deixar os telespectadores torcendo pelo seu final feliz, já Lorenzo ganha nesse quesito, mas infelizmente o romance não rola, e entre ambos os garotos, a personagem acaba escolhendo a si mesma.


Pontos positivos e negativos!


Um dos pontos altos do longa é colocar um casal LGBTQIA+ na trama de forma natural, pois Lorenzo ter duas mães não é uma grande questão para a obra. Em contrapartida, a mocinha feia é sempre "transformada" em uma garota bonita apenas por tiras os óculos.|


Essa mesma cena já foi retratada em outros filmes adolescentes, como O Diário da Princesa, e é bastante problemática. Além disso, batemos na tecla do estereótipo de que qualquer menina que tem algum tipo de deficiência visual é mais feia do que outras pessoas.


Entre erros e acertos, Amor & Gelato é um filme leve e divertido com uma fotografia imperdível, que tenta fugir dos enormes clichês do gênero, mas acaba se afundando neles. É uma ótima opção para ver em um final de semana em família.

Já assistiram Amor & Gelato? Não se esqueçam de seguir o Fendageek nas redes sociais para ficarem por dentro das novidades!

0 comentário