Buscar
  • @jecksBeraldo

Análise | Cursed - A Lenda do Lago

Atualizado: 26 de out. de 2020

Cursed A lenda do Lago baseado no livro Cursed de Thomas Wheeler e Frank Miller é uma releitura das Crônicas do Rei Arthur.Um dos lançamentos mais aguardados do mês de julho na Netflix, a série possui uma temporada com dez episódios de mais ou menos uma hora de duração que, sinceramente, são muito difíceis de assistir ... chega agosto mas não chega o fim do episódio.


Quem empunhar a Espada do Poder será o único e verdadeiro rei. Mas e se a espada do poder escolher uma rainha?

A literatura Arturiana floresceu na Idade Média, mas declinou nos séculos seguintes até ser ressuscitada no século XIX. No século XXI, a lenda continua viva, não somente na literatura, mas também no teatro, cinema, televisão, quadrinhos e outras mídias.

Então como escrever uma história que já existe e já foi contada e recontada tantas vezes ?


Cursed nos trás a história antes de Arthur, com personagens jovens e ainda com papeis não definidos na hierarquia política da Bretanha, um país dividido entre a religião cristã e o paganismo, entre humanos e o povo féerico.


Nimue é uma jovem feerica que por toda vida foi excluída pela população de seu vilarejo druídico, sua ligação com uma magia obscura a torna assustadora para todos os vizinhos.

Cansada da vida que conhece como criança amaldiçoada, Nimue sonha em fugir e buscar um novo destino para si . Seu vilarejo é então atacado por uma ordem de padres que jura expurgar a população feerica do país, os chamados Paladinos Vermelhos. Ela recebe de sua mãe a missão de fugir e entregar a Merlin um importate objeto, a espada do poder.


Segundo a lenda Arturiana a senhora do Lago, Fada Viviane ou simplesmente Viviane é a mais importante sacerdotisa de Avalon. Filha de Diana, a deusa dos bosques e irmã mais velha de Igraine (Mãe de Artur e Morgana), a fada tinha a missão de proteger e entregar a espada mágica do Rei Artur, a sagrada Excalibur. Vários escritores e copistas a nomearam como Nimue, Viviane, Viviana, Vivienne, Elaine, Niniane, Nivian, Nyneve, Nimueh e outras variações.



Dama do Lago origens ou Novela Teen Medieval ?


Nossa protagonista ̶ ̶H̶a̶n̶n̶a̶h̶ ̶B̶a̶k̶e̶r̶ Nimue, estrelada por Katherine Langford, acaba nessa quest de entregar a espada pro Mago Merlin e é daqui pra frente que nada mais é uma surpresa pro espectador. Na realidade você se pega torcendo para que os personagens morram logo e você possa voltar a viver tua vida em paz sem esse fardo de não saber se estava certo ou não sobre o final da primeira temporada ( pare por aqui netflix por favor).


A Série possui bonitos cenários como floresta e vegetações muito verdes e belas montanhas, porém efeitos especiais muito pobres . O sangue jorando das feridas abertas e cabeças decepadas não possuem nada remotamente próximo ao real, é tão falso que qualquer cena que seria muito violenta dá até certa vergonha. Falta também uma boa luta de espadas.


Mas tem par romântico? Tem sim senhor, por sinal é a única parte da história que parece realmente fazer sentido e que tem uma certa progressão. Não é surpresa, obviamente, que Nimue tem um boy e ele se chama Arthur, que não é rei , não é cavalheiro e tem zero magia mas que ta ali pra dar uns beijo nela e ajudá-la a salvar o povo feerico e proteger a espada.



Arthur além de não ser rei também canta mal !!!!


Apesar da história andar em círculos e não trazer nada de novo, o roteiro nos traz várias personagens mulheres em posições importantes, como guerreiras influentes e líderes de oposição.


Um destaque importante é o ator Gustaf Skarsgård que interpreta Merlin, faz um bom papel e é bom de ver em cena, porém o personagem também não possui uma evolução durante essa primeira temporada.


Haverá uma segunda temporada ?


Até o momento nada confirmado, tudo dependerá da repercussão de Cursed nos próximos dois meses, o tempo em que a Netflix normalmente leva pra avaliar uma possível renovação após o lançamento.


Qual foi sua experiência com Cursed - A Lenda do Lago ? Gostou ? Se você curtiu a série, por favor venha compartilhar sua opnião com a gente e ressaltar os pontos positivos que eu obviamente perdi, se não curtiu também, deixe seu comentário !





0 comentário