Buscar
  • Renato Leite

Análise | Encanto - Esta família é muito unida, e também muito ouriçada!

O maravilhoso mundo de Disney não leva esse título em vão, acredite. Encanto é, sem dúvidas, um dos melhores filmes dos últimos anos. Sim! Melhores! Não tem Raya, Frozen 2 ou Luca que me faça mudar de ideia. Mas o que torna Encanto um encanto? Bora descobrir?

Esta família é muito unida. E também muito ouriçada

Bem Vindos a Casa Mágica dos Madrigal


Na Família Madrigal, todo mundo tem um dom especial concedido à eles pela casa através de uma vela mágica. Com o seu dom, os membros da família tem a missão de proteger a vila construída para abrigar aqueles que fugiram da perseguição politica que aconteceu na Colômbia anos atrás.


Acontece que a filha caçula de Julieta, ao ser submetida à cerimônia que concede dons aos membros da Família Madrigal, não desenvolveu poder algum, o que deixou o próximo membro da fila desesperado achando que também seria rejeitado pela casa. Por conta deste ocorrido, a jovem Mirabel é tratada com hostilidade pela Abuela e desenvolve um sério problema de auto estima (se identificou? Pois é).

Mirabel passa o tempo todo tentando se provar especial

Personagens


Enquanto assistia o longa, ia identificando nos personagens traços e características em comum com os membros da minha própria família. Isso é engraçado demais e inevitável, seja pela personalidade ou pelos próprios poderes desenvolvidos. Por exemplo, a personagem que mais me identifiquei foi a irmã mais velha de Mirabel, Luisa. Durante o filme ela é a mais poderosa e invencível de todos. Todas as responsabilidades de ser um exemplo recaem sobre ela. Como irmão mais velho de 5 que sou, me identifiquei pois por muitos anos me sentia pressionado a ser assim!


Tenho certeza que você irá se identificar com algum membro da Família Madrigal também. Ao mesmo tempo, todos somos Mirabel! Ela foi criada para que todo espectador possa se sentir como ela em algum momento. Quem nunca teve sentimento de não ser bem vindo, não ser especial?

O filme também trás aquele parente distante, que se afastou da família por que ninguém conseguir compreende-lo, advinha só?! Também me senti conectado a ele. Agora, se quiser saber por que a família não fala do Bruno, você terá que ver o filme, ta bom?

Que será que Mirabel e o Tio Bruno tem em comum?

Músicas e mais músicas!


Os longas da Disney são conhecidos em sua maioria por conta dos musicais. Esses filmes também são os que acabam fazendo muito mais sucesso que os filmes que seguem a linha aventura, como Raya e o Último Dragão ou Atlantis, por exemplo!


Na ultima década, tivemos poucos filmes musicais do estúdio, o que é uma pena. Felizmente, a Dona Disney chamou o maravilhoso Lin-Manuel Miranda para voltar ao posto de compositor e finalmente trazer novas canções ao repertório. Dessa vez ainda tivemos músicas originais completamente em espanhol, o que dá uma cara muito mais convincente ao filme que se passa na Colômbia.


Todos os personagens principais tem pelo menos uma canção que nos apresenta muito mais sobre a personalidade de cada um e os dilemas pessoais que muitas vezes estão escondidos sobre a aparente força e perfeição impostas pela família e pela sociedade. Profundo, né?

Temos até uma canção ao estilo "Livre Estou" e "Ir Além" cantada por Mirabel

Sem vilão dessa vez!


Grandes clássicos da Disney costumam seguir a linha "jornada do herói" que é um conceito de roteiro pré-determinado onde apresentam o protagonista, seu objetivo, um obstáculo para conseguir o objetivo - que na maioria das vezes é um vilão - e a conclusão que deve terminar com "felizes para sempre". Encanto até segue parte da jornada do herói, mas sem vilão dessa vez.


O caso é que em Encanto, os grandes vilões da história são a auto estima e as relações tóxicas que as famílias podem ter. A representação vem através da protagonista que sofre de uma forte síndrome do impostor e também da relação conturbada que tem com a irmã e a avó. Tudo isso é apresentado de forma sensível e inteligente, inclusive apresentando formas de como resolver conflitos do tipo, com muito diálogo, que normalmente é o que falta nesse tipo de relação.

A animação está cada vez mais linda!

Outro ponto positivo para o filme é a REPRESENTATIVIDADE! A maioria dos personagens do longa são negros, o que é uma realidade dos países latinos, incluindo o Brasil. Isso não foi deixado de fora e só mostra o quanto a Disney está disposta a trazer para todos os públicos aquela sensação de olhar para a tela e poder se enxergar dentro da história.


Esse filme é só amor e merece ser exaltado SEMPRE!


0 comentário