Buscar
  • marianafrancomague

Análise | High School Musical o Musical: A Serie, Temporada 1 - A nostalgia bateu forte

Atualizado: 23 de jan. de 2021

Se vocês são fãs de High School Musical, preparem os lenços porque essa serie é um turbilhão de emoções. Caso vocês não sejam fãs, mas já assistiram a trilogia, colem em mim que eu vou convencer vocês a assistirem High School Musical o Musical: A Serie.


PREMISSA


Na história, acompanhamos a jornada de um grupo de estudantes do ensino médio que vai fazer a peça de teatro de High School Musical na mesma escola onde o filme foi gravado. Dentro desde universo, conhecemos primeiramente a Nini (Olivia Rodrigo), o Ricky (Joshua Bassett) e o E.J (Matt Cornett). Nini vai fazer a Gabriela, o E.J vai interpretar o Chad, enquanto o Ricky é o Troy. Porém, a Nini é ex do Ricky e atual do E.J (Pensa na treta!).


Um diferencial dessa série, é o fato dela seguir o formato de um mocumentário (mock + documentary), onde eles falam diretamente com a câmera, como se fosse um depoimento, provocando um tom mais irônico e sarcástico para o musical. Tipo Modern Family!


SE VOCÊ ACHA QUE É BOBINHA, ACHOU ERRADO!


Um dos grandes pontos positivos do seriado é manter a essência da trilogia de filmes, mas num momento mais contemporâneo, abordando assuntos relevantes para qualquer adolescente, como insegurança, diversidade, empatia, sororidade e ansiedade de um modo que não fique clichê.


A trama quebra padrões, como por exemplo colocar um menino para fazer a Sharpay. E pode acreditar, ficou um arraso! Mas já já falamos dele. Além de tudo, reforça como as artes são essenciais para os jovens expressarem tudo que eles sentem.


NOSTALGIA BATEU FORTE


Esse tópico é dedicado a você, que como eu, fica todo arrepiado só de ouvir o nome High School Musical. Vamos combinar que só pelo fato da série ter o East High como plano de fundo, já causa uma baita nostalgia, além de váaaaarias referências aos filmes, frases, figurinos, etc...


Mas nada vai deixar um fã de HSM mais surtado do que ver nosso Ryan fazendo uma participação especial. Sim wildcat! Lucas Grabeel dá o ar da graça na série, e o contexto é o que torna isso mais incrível, mas você vai ter que ver pra descobrir, sorry!


NO FINAL TUDO VALE A PENA


O único ponto que deixou um pouco a desejar foi o início da temporada, quando o foco é o triângulo amoroso (mais um eu sei) entre a Nini, E.J e Ricky. O mesmo vale pra relação da Nini com Gina (Sofia Wylie), uma personagem super interessante que evolui pra caramba durante a temporada, mas que no começo protagoniza uma rixa com a Nini pelo papel da Gabriela, que só fica infantil. Em pleno 2021, duas meninas ficarem competindo entre si (porque a Nini não fica atrás nesse aspecto), quando elas poderiam exercitar a sororidade e apoiar uma a outra.


A partir do meio da temporada até o seu final, a história engata de vez, muitos personagens são aprofundados, deixando tramas simples de lado para dar espaço para outras bem mais intensas. Depois que o seriado caminha, tudo fica lindo de se assistir, além dos personagens principais terem um amadurecimento enorme. Outro ponto forte, é o enredo dar espaço para os personagens secundários brilharem (e como brilham!) Lembram do menino que fazia a Sharpay? Ele se chama Seb (Joe Serafini) e deixa suas inseguranças de lado, quando sobe no palco na pele de Sharpay.


Um pouco de SPOILER


Toda essa enrolação do começo vale a pena quando vemos a amizade linda entre Ricky e Gina, quando E.J para de pensar em si mesmo se tornando altruísta, além de Nini e Gina fazendo as pazes. É isso que a gente quer ver, Disney!


CADE O POVO CANTANDO?


Se você é da turma que fala que odeia musicais porque “eles saem cantando do nada", sinto te decepcionar, mas aqui os números musicais são inseridos muito cuidadosamente, pois são parte da história e ajudam a contá-la.


Os covers são incríveis (vale a pena reforçar), mas as músicas originais são igualmente maravilhosas, dando destaque aqui para Wondering cantada pela Ashlyn (Julia Lester), que além de ser uma personagem incrível, canta muito! Assim como nossa Nini que derreteu meu coração cantando I Think Kinda You Know logo no primeiro episodio.


High School Musical o Musical: A Serie, é pra você que é fã chorar litros e pra você que não da muita bola mudar seus conceitos!


0 comentário