Buscar
  • @_KaioMoura

Análise | His Dark Materials - Fronteiras do Universo 2ª Temporada

Todo fã de literatura sempre fica com um, às vezes os dois, pés atrás quando sabe que a sua obra favorita vai receber uma adaptação pra TV ou cinema. Mas olha, os fãs da saga Fronteiras do Universo não estão podendo reclamar muito não porque a BBC/HBO estão fazendo um ótimo trabalho com a série.

Depois de nos entregar uma temporada cheia de emoções e aventuras, HDM acerta em cheio nessa segunda temporada muito mais madura e com um roteiro bem robusto. Agora estamos falando de uma trama que se ambienta em pelo menos três universos ao mesmo tempo onde os personagens precisam mais do que nunca tomar decisões que poderão ser decisivas para o destino da série.


Após o grande trauma de perder o seu amigo, Lyra (Dafne Keen) teve que amadurecer muito e mostrar uma força que vai além do que ela mesma conhece. Agora, ainda mais determinada a encontrar respostas sobre o "pó" ela encontra com Will (Amir Wilson) o seu mais novo parceiro de aventura. Junto com Lyra e o Aletiômetro, Will se tornará o portador da Faca Sutil, outro artefato extremamente importante nesses universos.

Conhecer todo o passado de Will na primeira temporada nos dá uma vantagem grande de tempo nesse segundo ano onde a série se preocupa em mostrar como a amizade e a parceria entre ele e Lyra é importante para a tão falada profecia. A dinâmica entre Dafne e Amir é incrível, rapidamente o telespectador se vê apaixonado pela dupla. O elo que eles desenvolvem é tão natural e bem desenvolvido que você percebe como o roteiro foi bem feito.


"Com novos universos vêm novos personagens"


Óbvio que teríamos as apresentações de alguns novos personagens que irão desempenhar papeis importantíssimos para a trama (alguns talvez nem tanto). De longe a minha favorita foi a Dra. Mary Malone (Simone Kirby), uma cientista curiosa e bem gentil, que conduz estudos no universo do Will (o nosso?) sobre o pó. Após se encontrar com Lyra e receber uma mensagem "do além" ela também embarca em uma aventura que revelará coisas que ela jamais sonharia.

Finalmente somos apresentados ao pai de Will, Colonel John Parry (Andrew Scott), que se mostra muito misterioso porém ele sabe de tudo a respeito da profecia. Curiosidade: quem faz a voz da daemon dele é a atriz Phoebe Waller-Bridge e se você já assistiu Fleabag sabe o quão legal é ver os dois juntos novamente.


Apesar da HBO ter feito um ótimo trabalho, também não dá pra acertar em tudo (Final de GoT ta aí e não me deixa mentir). Alguns outros personagens apresentados na temporada, foi o caso da jovem Angelica (Bella Ramsey) uma "rival" de Lyra, tiveram sua trama mal trabalhada, chegando a serem descartáveis. Também foi o caso das bruxas, Serafina Pekkala (Ruta Gedmintas) e suas colegas, apesar de terem muito mais espaço de tela, interviram quase em nada, sempre estavam atrasadas nos momentos mais importantes.


A patroa chegou!


Agora se tem uma personagem que reinou nessa segunda temporada foi a Sra. Coulter (Ruth Wilson). Tanto a ótima atuação da atriz quanto o desenvolvimento da personagem foram muito bem explorados.

Apesar de ainda não ficar muito claro o real motivo da obsessão dela por Lyra, uma coisa ficou bem clara nessa temporada, ela fará de tudo pela filha. Apesar de ser uma ótima estrategista, conseguiu enganar até o Magistério, os seus conflitos internos estão ainda mais fortes, podemos ver claramente na sua relação com o seu daemon (Luisa Mell corre aqui!).


His Dark Materials finaliza mais um ano com grandes plot twists que nos deixam ainda mais ansiosos pela próxima temporada. A HBO acerta mais uma vez principalmente por não ter medo de explorar uma temática que coloca uma grande instituição religiosa como grande vilã. O Magistério, que lembra muito a igreja católica na idade das trevas, faz de tudo pra impedir a expansão do conhecimento e o livre arbítrio de todos.

A terceira e última temporada da série já foi confirmada e adaptará os acontecimentos do terceiro livro da saga, A Luneta Âmbar. Um ótima curiosidade é que a HBO também produziu um podcast pra analisar cada episódio da série, desde o início. Procure ele nas suas plataformas de streamings favoritas que você vai adorar!

0 comentário