Buscar
  • Carolina Mezalira

Análise | Meu Pai e Outros Vexames - Uma série de comédia com piadas sem graça

Essa série é para aqueles fãs que gostam de uma bom sitcom, inclusive daqueles clássicos que tem risadas no fundo quando acontecem cenas engraçadas. A nova produção da dona Netflix se chama Meu Pai e Outros Vexames, dirigido e estrelado por Jamie Foxx. Peguem sua pipoca e venham conferir o trailer e logo depois a nossa análise!

Sinopse

Na série acompanhamos Brian (Foxx), que de repente se vê assumindo responsabilidades como pai quando sua filha adolescente, Sasha (Kyla Drew Simmons), se muda para viver com ele em Atlanta após sua mãe falecer. Além disso, o protagonista é CEO de uma empresa de cosméticos voltado para o público negro, porém está prestes a falir.


No meio desse caos, ele tem que aprender a lidar com a paternidade e, para isso, ele conta com a ajuda de sua irmã, Chelsea (Porscha Coleman), do pai, Pops (David Alan Grier), do melhor amigo, Johnny (Jonathan Kite), um policial branco, e até mesmo do faz-tudo da casa, Manny (Valente Rodriguez). Como será que Brian vai lidar com tudo isso? Para descobrir basta maratonar os 8 episódios que estão no streaming!


Vida Real!!!

A obra original Netflix é um projeto pessoal do astro Jamie Foxx, inspirada no dia a dia com sua filha Corinne, produtora executiva. Porém, isso não foi o bastante para fazer a produção decolar. A série parece forçada em vários momentos, não sendo leve de assistir, chegando até a ser maçante em alguns pontos.


É a nova Eu, A Patroa e as Crianças?

No final dos anos 1990 e começo dos 2000, as produções caracterizadas por ser comédias de situação ou os famosos sitcoms com protagonistas negros fizeram muito sucesso entre as crianças e adolescentes da época (incluindo eu). Tínhamos séries como Eu, A Patroa e as Crianças (2001), Um Maluco no Pedaço (1990) e Todo Mundo Odeia o Chris (2005), que faziam a alegria dos jovens.


Mesmo 30 anos depois, esses seriados continuam fazendo sucesso e, com essa afirmação, a patroa quis nadar na mesma onda e lançar a sua própria produção original desse gênero. Mas será que ela consegue ser tão boa quanto as antigas?


Meu Pai e Outros Vexames traz uma certa nostalgia para quem cresceu assistindo, Eu, A Patroa e as Crianças, por exemplo, mas posso afirmar que as piadas da obra não são nem um pouco engraçadas e não se compara aos sitcoms clássicos. Contudo, uma série desse tipo que deu certo atualmente, foi a recente Fuller House, também original do streaming.


E o elenco!

É um elenco quase inteiro formado por pessoas negras, o que acho relevante para mostrar que estamos cada vez mais falando de representatividade. Porém, o protagonista interpretado por Jamie Foxx não está muito bem no papel de pai e não tem química com Kyla Drew Simmons, sua filha na ficção. Talvez o ator não sirva para fazer as suas próprias comédias...


E as piadas valem a pena?

As piadas do seriado são bem especificas, ou seja, os telespectadores tem que estar ligados as notícias que acontecem nos Estados Unidos e as referências da cultura negra desse país.


Se vocês assistirem no áudio original, talvez elas façam mais sentindo, mesmo assim tem que saber a que elas se referem e conseguir contextualizar com os temas abordadas na produção. Além disso, há a tentativa decepcionante do astro Jamie Foxx de ser engraçando, o que torna as piadas ainda mais maçantes para o público.


História sem aprofundamento!


Um dos maiores problemas da série é que ela não se aprofunda em nada. Não sabemos como era a relação de Brian e Sasha antes daquele momento, e nem o motivo da morte da mãe de Sasha. Ela já inicia com a mudança da filha para Atlanta, deixando tais questões de lado. Se a produção respondesse esses questionamentos, talvez fossem mais gostoso de assistir.


Meu Pai e Outros Vexames têm oito episódios de 25 minutos cada, por isso é fácil de maratonar. Serve somente para aquelas pessoas que gostam de séries de comédias, mas, mesmo quem ama esse gênero como eu, pode se decepcionar com o conteúdo.



Assistiram Meu Pai e Outros Vexames? Acharam engraçado? Não se esqueçam de seguir o FendaGeek nas redes sociais para ficarem por dentro das novidades!


0 comentário