Buscar
  • Carolina Mezalira

Análise | Os Crood 2: Uma Nova Era - Uma animação com uma lição fantástica por trás

2020 foi um ano perdido por conta da pandemia do Coronavírus (acaba logo pela mor de deus!), principalmente para os cinemas. Por conta disso, as animações acabaram não tendo a chance de ir para as telonas assim como outros gêneros de filmes, este é o caso de Os Crood 2: Uma Nova Era, que teve sua estreia adiada duas vezes.


Entretanto, agora que o novo longa de animação da Universal Pictures estreou, se liga no trailer e no que achamos desse filme fofo que tem uma linda lição linda como mensagem.



Sinopse


Família mais unida, impossível!

Na animação Os Croods, lançada em 2013, fomos introduzidos a primeira família da era pré-histórica, em que os humanos viviam na natureza dentro de cavernas, alimentando-se de folhas, raízes e fugindo de predadores para sobreviverem.


Agora chegou a sequência depois do tamanho sucesso de seu anterior. O pontapé inicial dessa sequência é sobre Guy (Ryan Reynolds) separado de seus pais e tocando sua vida apenas na companhia de seu bicho preguiça. No primeiro momento, os telespectadores têm a impressão de que o foco da animação será Guy, porém conseguimos ver que a história é sobre o relacionamento dele com Eep (Emma Stone).


A partir daí, o longa mostra a jornada de Eep rumo a sua independência junto de seu grande amor, Guy, e com o objetivo de se libertar para encontrar seu propósito de vida.


Eep, agora mais velha...


Casal mais lindo!

Claramente os fãs do primeiro filme conseguem notar uma diferença grande na Eep, pois ela está mais velha, madura e decidida. A jovem quer seguir sua vida dando um enorme passo pessoal: se separar da família que passou anos grudada para curtir uma nova aventura ao lado do seu primeiro amor, porém por conta de Grug (Nicolas Cage), seu pai super protetor, essa luta por sua independência acaba se tornando um grande desafio a ser enfrentado.


Eep ama a família, isso é um fato, mas em vários momentos ela coloca na balança se quer seguir um novo caminho com Guy ou ficar com os Croods (sem spoiler! vão ter que assistir para saber a decisão dela).


Empoderamento feminino


Quem ia amar ser amigo dessas duas?

O principal ponto do filme é o cuidado, atenção e a criatividade que os produtores têm a escrever a história das mulheres do longa, principalmente da Eep. Assim como toda adolescente, ela possui suas inseguranças e a maior delas acaba sendo perder seu amor. Quando a família acaba esbarrando nos Batterman, Guy encontra antigos amigos que foram essenciais na sua infância, e juntos deles, a jovem Dawn (Kelly Marie Tran), agora mais velha e bonita.


Com esse fato, o público acha que vai encontrar uma disputa entre as mulheres, porém o diretor consegue transformar Dawn e Eep em grandes amigas desde o começo, fugindo do triângulo amoroso cheio de estereótipos, os quais conhecemos em outros filmes.


Propósito do filme


Como toda animação, sempre tem uma lição para os pequenos levarem para a vida. No caso de Os Crood 2: Uma Nova Era, a moral do longa é sobre Guy ensinando a família Crood a enxergar a vida e todo o ambiente que rodeia a pequena caverna escura em que estavam acostumados a viver. Afinal, Guy sempre diz que todo mundo necessita encontrar seu propósito de vida.


Encontro de culturas


Encontro com o passado.

O encontro de culturas entre os Croods e os Batterman são uma evidência muito grande no filme, desde as coisas pequenas como comportamentos na mesa, vestuários, penteados, etc. Com isso, Os Croods 2: Uma Nova Era aborda as diferenças culturais que não estão necessariamente certas ou erradas, mas apenas prova que pessoas têm suas diferenças e só precisamos aprender a conviver com respeito. Sendo assim, o longa oferece uma lição de convivência e cidadania para as crianças.


Nem tudo é perfeito


Família perfeita!

O único ponto negativo dessa sequência é a falta de aprofundamento sobre Guy, diferente do primeiro filme. Desta vez, o personagem é meio deixado de lado, sendo apenas o interesse amoroso de Eep.


Os Crood 2: Uma Nova Era é uma animação para ver com a família toda com grandes lições sociais. Vale a pena conferir!

Já assistiram Crood 2: Uma Nova Era?? Gostaram?? Choraram em alguma parte?? Não esqueçam de seguir o Fendageek nas redes sociais!!

0 comentário