Buscar
  • Luigi Leite

Análise | Ozark - Temporada Final - Tudo da certo para quem é privilegiado!

Ozark não tem medo de se comprometer em sua última temporada, entregando momentos polêmicos, mortes inesperadas e muita conspiração do jeitinho que a gente gosta. A ultima temporada de Ozark já está disponível na Netflix e a análise completa você confere agora!


Família que comanda tráfico de drogas unida, permanece unida?

A resposta é não!

Para você entender a história até aqui de forma bem resumida, pode acessar a matéria do Emmy relacionada a série clicando aqui.


Da última vez que encontramos Marty e Wendy, ambos estavam no México tentando livrar a própria pele da morte certa com o chefão do cartel de drogas que trabalhavam. Como muito esforço, eles conseguem provar seu valor e quem acaba morrendo é a advogada Helen.


Se isso é uma coisa boa ou não para o casal Byrde, só os episódio finais dirão, mas ao tomar o lugar de confiança que pertencia à Helen, a pressão sobre a família só aumenta, ainda mais quando o filho rebelde, Jonah, decide trabalhar para o cartel rival colocando todo mundo em risco (A Xuxa que me perdoe, mas esse moleque deveria levar umas boas palmadas).


Já a filha do casal, Charlotte, perdeu todo o brilho que tinha, ainda que dê a entender que seguiria os passos da mãe se tivesse mais voz ativa nas decisões tomadas pelos pais. Em uma série cheia de personagens femininas incrivelmente bem escritas e trabalhadas, é de se estranhar que justo a filha do casal principal tenha sido abandonada. Vamos ver o que virá no futuro!


Novo personagem veio tarde demais...


Javi, vivido por Alfonso Herrera (Rebelde, Sense8), é o sobrinho do chefão Omar Navarro, e junto de sua mãe, Camila, são os único rostos novos que veremos nessa ultima temporada. O personagem de Javi é muito interessante por ser impulsivo, imprudente e até um pouco burro se comparado ao tio que era extremamente cauteloso em suas ações.


O personagem apresentou um risco muito maior ao casal principal e também é o responsável por algumas mortes inesperadas (e que me deixou extremamente chateado) no último episódio da primeira parte. Contudo, o sentimento de que ele demorou demais para aparecer prevalece em mim até agora, pois não consigo deixar de pensar em como seria maravilhoso que ele fosse introduzido antes.

Assisto Ozark pelas tramas...

Uma obra prima chega ao fim


Com uma temporada bem frenética e acontecimentos inesperados, foi difícil ter um momento para respirar aliviado durante os 7 episódios que compõem a parte 1 da temporada final de Ozark. E embora os personagens sejam, em sua maioria, todos bandidos, é difícil você não se apegar a eles e não acabar torcendo para que possam se safar dessa cilada.


Já na parte, o tempo todo fica aquele sentimento que tudo está indo certo demais, que os planos de todos os vilões darão certo e no final isso quase acontece mesmo.

Uma das cenas mais poderosas que já vi, e uma das melhores atrizes da atualidade

Desfecho


Entretanto, nem tudo são flores. Embora os planos da família Byrde e do Cartel Navarro vão de vento em poupa, em algum momento você irá parar de torcer por eles. Parte por culpa de Wendy - Que se torna uma personagem fascinante e aterrorizante simultaneamente - e parte por causa de Camila Navarro e os seus planos para tomar de vez o cartel de drogas para si, custe o que custar. No final, tudo que importa para nós é que Ruth acabe bem depois de finalmente conseguir colocar sua vida nos trilhos e poder sonhar com um futuro pela primeira vez.


Mesmo sendo uma obra de fantasia, Ozark não tem dó em nos mostrar como o mundo funciona, citando um grupo musical brasileiro extremamente conscientes dos anos 90 "o de cima sobe, e o de baixo desce", não importa o quão ruins as pessoas dos colarinhos brancos sejam, é com o dinheiro deles que o mundo se move. Por outro lado, se você é pobre e de alguma forma se envolveu com esse tipo de gente inescrupulosa, o seu destino não será um sonho. Prepara seu coração para o episódio final e os seus lencinhos.

A dona do mundo todo

No final das contas, não importa se você estava do lado da família Byrde, Langmore, Navarro ou do lado da lei e da justiça, você só saberá o que acontecerá com os personagens principais dessa história nos minutos finais do último episódio e isso já é motivo de sobra para te deixar entretido e apreensivo enquanto assiste ao desenrolar da trama.


Ozark é uma obra de arte em todos os aspectos possíveis quando falamos da sétima arte. Com elenco incrível, atuações precisas, pelos cenários e uma fotografia que imprimem perfeitamente o clima criminoso que faz de Ozark Ozark, a série tem tudo para entrar naquelas listas de séries mais importantes do mundo!


Só queria que deixassem a minha Ruth em paz, dona Netflix!



0 comentário