Buscar
  • @tonfabricio

Análise | Ramy

Atualizado: 27 de out. de 2020

Ramy é um seriado americano do gênero comédia / drama lançado em 2019 na plataforma de Streaming Hulu. A série recebeu a nota de 96% de aprovação no site Rotten Tomatoes, além de que o ator principal (e produtor executivo) Ramy Youssef venceu o prêmio do Globo de Ouro em 2020, na categoria melhor ator em série de comédia.



A história gira em torno de uma família muçulmana que mora em Nova Jersey, tendo o indeciso Ramy Hassan (Ramy Youssef - Mr Robot) como protagonista. Um jovem que esta em uma jornada espiritual, mas que vive se metendo em confusões, tanto dentro da cultura, como fora dela.


Confira o trailer:


Eu confesso que não esperava que fosse me divertir tanto com esta série, mas acredite, é muito engraçada!! A produção traz um humor divertido, inteligente e recheado de sarcasmo. Sem contar que os comediantes Mohammed Amer, Dave Merheje e Steve Way fazem parte do seriado.


A família Hassan


Além da comédia, a história também mostra seu lado emocional focado no pai Farouk (Amr Waked), na mãe Maysa (Hiam Abbass), na irmã Dena (May Calamawy) e no tio Naseem (Laith Nakli). Então vamos falar um pouco sobre cada personagem:


Dena


Dena é mais mente aberta da família e a mais afastada de sua fé. Dena é uma mulher forte e empoderada que escolhe qual roupa vai usar ou como vai usar o seu cabelo, além de dar prioridade aos estudos ao invés de casamento. É uma personagem que serve como exemplo para pessoas preconceituosas contra o islamismo, para que entendam que nem tudo é radicalismo e que existem sim pessoas que escolhem um meio termo, assim como acontece também com o cristianismo.


Farouk


O provedor da casa e que sofre calado. Farouk é como aqueles pais mais tradicionais das antigas, que aprenderam que homens tem que sustentar sua família custe o que custar, além de ser uma vergonha não poder trazer o pão para a mesa. Embora seja um pouco apagado na série comparado aos outros, ele te cativa nas cenas em que aparece. O pai de Ramy saiu do Egito e foi para os Estados Unidos buscando oportunidades melhores, fazendo com que seu pai se frustrasse e o rejeitasse pela escolha.


Farouk é aquele pai com cara de durão, mas que tem o coração mole e que faz de tudo por seus filhos. Além disso, o ator que o interpreta tem cabelo, mas o personagem é calvo. Sua calvície na primeira temporada é hilária!!


Maysa


Ela representa um pouco de cada mãe (pelo menos a minha), pois é uma personagem muito cômica que entende pouco de tecnologia. Assim como em uma cena em ela esta inconformada e diz que não entende o que os jovens tem na cabeça para pedirem caronas em aplicativos e aceitam andar com estranhos. Além disso, Maysa é uma mulher que teve uma doutrina familiar preconceituosa, mas que aos poucos vai abrindo a mente através da ajuda de sua filha, mostrando o seu lado mais emocional. Impossível não rir ou não sentir um aperto no peito nos episódios em que ela aparece.


Naseem


É o irmão de Maysa, o que explica o porquê ambos possuem certos preconceitos. O machista Naseem é dono de um quiosque de jóias. Embora as atitudes do personagem te façam ter raiva, ao mesmo tempo você vai chorar de rir, pois o ator leva muito jeito para a comédia!! Mas já te adianto que talvez você vá ama-lo, pois conheceremos mais do Naseem na segunda temporada em um dos episódios finais, partindo para entendimento de suas frustrações. É difícil não se emocionar e não querer entrar na tela do monitor para abraça-lo.


Inclusões


Um dos motivos que esta série é revolucionária é o fato de ter um personagem que tem distrofia muscular e interpretado por um ator que realmente tem essa deficiência. Estamos na era de inclusões e visibilidade, por isso é mais do que necessário seguir este exemplo de dar oportunidade para todos, assim como acontece nas séries Breaking Bad, Special, dentre outros.

O personagem Steve é interpretado pelo ator comediante Steve Way. E em uma entrevista para Huffpost, Way diz fala da importância da visibilidade e inclusões sociais:


Você finalmente tem um muçulmano na tv que não é mostrado como um terrorista. Você tem uma pessoa com uma deficiente que é deficiente de verdade e essa pessoa não quer se matar nem sente pena de si mesmo. Nós estamos apenas contando a nossa história.

Curiosidade: Assim como na série, os atores Ramy e Steve se conhecem desde a a infância.


Participações especiais


Ramy quis trazer as atrizes Mia Khalifa e Lindsay Lohan para um episódio da segunda temporada, pois queria mostrar celebridades que seguem (ou se identificam) com o islamismo, mas que poucas pessoas sabem. Lindsay aceitou o papel, porém não apareceu no set de filmagens, devido a isso, apenas a Mia faz parte do episódio.


Vamos torcer para que a nossa ruivinha apareça na terceira temporada!!

E aí, gostaram? Já conheciam a série? Assistam e comentem sobre o que acharam. SÉRIO, esse seriado vale muito a pena!!!

0 comentário