Buscar
  • Carolina Mezalira

Análise: Safety - Um drama baseado em fatos reais

O Disney+ chegou no Brasil no último mês com várias produções originais, entre elas temos o longa baseado em fatos reais, Safety, se liga no FendaGeek que vamos dizer o que achamos do longa:

No longa seguimos a trajetória de Ray McElrathbey (Jay Reeves - The Tax Collector), um jovem jogador de futebol americano que acaba de ingressar na universidade de Clemson Tigers, porém no início do filme sua mãe é presa por roubar, então seu irmão Fahmarr (Thaddeus J. Mixson - Till Death) de 11 anos não tem para onde ir e acaba indo morar com Ray escondido no seu dormitório da faculdade na Carolina Do Sul.


Esse fato realmente aconteceu no ano de 2006 e então o diretor Reginald Hudlin pegou essa história inspiradora e transformou em um longa. O intuito dele era mostrar o desafio que o protagonista enfrenta ao decorrer do filme, que são: tirar notas boas para não perder a bolsa de estudo, jogar pelo time da universidade e ao mesmo tempo ter que cuidar do seu irmão caçula, claro que sempre com ajuda dos integrantes do time.

Os telespectadores têm a impressão de que o roteiro idealizado por Nick Santorra (Prison Break) passou por cortes para deixar com a cara mais de ‘’Disney’’, ou seja, não teve um grande aprofundamento na parte familiar do Ray. Isso, abriu espaço para um filme esportivo cheio dos clichês que tanto amamos, ao mesmo tempo causando um distanciamento dos fatos reais.

Em Safety temos um protagonista negro, o que é ótimo para crianças/adolescentes negras se sentirem representadas no longa, apesar dos personagens secundários serem importantes quem rouba diversas cenas é o irmão do Ray.


Um dos personagens que merecia mais destaque é Tonya (Amanda Warren - Blindspot), mãe dos garotos, ela aparece em poucas cenas, o diretor poderia ter contado mais da história de vida dela e como criou sozinha os filhos.


Por fim, Safety é um drama biográfico que diverte ao mesmo tempo ensina uma lição valiosa que sempre devemos cuidar da nossa família.




0 comentário