Buscar
  • Luigi Leite

Análise | Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis - A derradeira Obra Prima da Marvel

Ah Dona Marvel! A senhora (quase) nunca me decepciona, mesmo quando inventa de criar um filme de um herói classe B que quase ninguém nunca ouviu falar. E não estou falando de Shag-Chi e sim do Homem de Ferro, acreditem! Quando a Marvel inventou de começar seu Universo Cinematográfico, a maioria dos seus heróis mais famosos como Homem Aranha, Quarteto Fantástico e X-Men estava em posse de outros estúdios e não restavam muitas opções disponíveis. Foi então que Kevinho desenterrou o Homem de Ferro, colocou um ator carismático para interpretá-lo e a partir daí, todo mundo sabe quem é o herói de armadura reluzente. Felizmente para nós, Shang-Chi parece que trilhará o mesmo caminho e promete ser um figurão importante na nova fase da Marvel!

Me joga na parede e me chama de laRgatixa!!!

Shang-Quem?


Quando foi anunciado que Shang-Chi ganharia um filme, muita gente ficou sem entender o por que, mesmo para aqueles que conheciam o herói a ideia pareceu esquisita pois não era um personagem que as pessoas clamavam por uma produção do calibre dos filmes da Marvel ou sequer uma série B do estúdios AMC, então porque bulhufas a Marvel quis gastar tanto dinheiro com ele?


Vamos lá! O personagem foi criado em 1973 e teve forte inspiração em um grande astro dos filmes de artes marciais que você deve conhecer muito bem, Bruce Lee. Se você reparar nos padrões que a Marvel segue para produção cinematográficas, sempre há inspiração no que está na boca do povo no momento. Foi assim com os heróis mais humanos sem aquelas cafonagens toda dos filmes de heróis da DC ou da FOX, depois veio a era espacial, agora estamos na era de magia e tudo mais. Esse é um padrão que se repete tanto nos quadrinhos e na criação de novos personagens, quanto nos seus filmes e séries pois a Marvel sempre buscou manter-se relevante e trazer discussões importantes através das suas obras.


Que personagens representariam isso melhor que os atuais protagonistas do MCU onde temos um Capitão América Preto, A Capitã Marvel e Wanda tidas como as mais poderosas do mundo sendo duas mulheres, Pantera Negra e Wakanda sendo o país mais poderoso da Terra e agora um homem asiático super poderoso? Percebem o quanto isso é importante?

Quem não perde tempo é o Fortnite que logo tratou de lançar uma Skin do personagem!!!

Vamos falar do que importa mais?


Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é um filme épico que logo tratou de arrumar os estereótipos preconceituosos acerca da mitologia do personagem, mudando um pouco da sua origem, da sua família e dos seus relacionamentos, com uma visão respeitosa da cultura chinesa como um todo. Essa adaptação também serviu para corrigir momentos problemáticos dos próprios filmes da Marvel onde a organização dos Dez Anéis já foi apresentada lá na trilogia do Homem de Ferro em dois momentos diferentes. No primeiro filme conhecemos a verdadeira organização e no terceiro temos um ator se passando pelo Mandarim (nome repudiado pelo grande vilão de Shang-Chi) e arruinando a reputação dos Dez Anéis.


Além de protagonista/vilão também passamos a conhecer novos personagens secundários que prometem somar muito ao MCU como a melhor amiga de Shang-Chi, Kate, sua irmã badass Xialing e todo o povo de sua falecida mãe. E pra fechar com chave de ouro, somos apresentados a um novo local místico cheio de criaturas maravilhosas (que os fãs acharam que eram Pokémon) além de um super dragão (ou seria Dragoa?) que fornece escamas mágicas para produção de armas super poderosas. Já consigo imaginar um mega evento onde tudo isso possa ser utilizado em uma batalha que fará todos nos cinemas vibrarem de emoção.

Essas raposas mágicas não são Ninetales, ok?

Bem vindo ao MCU!


O novo longa já chega com os dois pés na porta e não tem medo de mostrar que tudo está conectado. Temos várias participações especiais de personagens que já estão inseridos no MCU, alguns há muuuuuito tempo (veja todas as cenas pós crédito, ok?) e alguns inseridos recentemente e que aparecem tão rapidamente que se você piscar vai perder, como é o caso de uma das Viúvas Negra salva por Natasha e Yelena no filme solo da superespiã que aparece lutando no clubinho de Xialing.


Embora tenha sido meio decepcionante para mim a participação de Wong e do Abominável pois esperava que fizessem mais do que fizeram, logo o sentimento de frustração foi embora pois entendi que eles serviram apenas para estabelecer uma nova relação de algo que virá no futuro. Tendo aceito isso, consegui focar na trajetória de Shang-Chi e seus colegas na busca de respostas para o grande dilema do filme.


Achei curioso o fato da Disney ter lançado Raya e o Último Dragão e Mulan antes desse filmes pois parece que juntou os dois, colocou elementos de artes marciais e corrigiu tudo que não deu certo!

Mesmo se o filme fosse ruim ele seria bom só por causa desse.... (complete como quiser)

Qualidade técnica decente


Uma coisa que eu sempre reclamo nos filmes de origem ou filmes solo da Marvel são os efeitos especiais de qualidade duvidosa. Em Thor Ragnarok temos aquela Hela de borracha lutando e é a coisa mais feia. Em Pantera Negra, a luta de Killmonger e T'Challa na mina de vibranium parece um episódio de Max Steel (mas daqueles bem antigos) e em Capitã Marvel temos as cenas de voo de Carol que parecem uma cutscene de um game antigo de Nintendo Wii, é tudo muito feio e desleixado.


Mas em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a coisa muda bastante. Eu consegui me convencer que era tudo real e mesmo as coreografias de lutas sendo super exageradas no melhor estilo cinema oriental, não senti em momento algum que tava vendo duas Barbies lutando. Os animais retratados no filme e as paisagens também convencem bem, um ou outro efeito quando eles estão lutando sob a água que destoa um pouco, mas de modo geral, gostei!


Como lá mencionei, as lutas são maravilhosas por juntar todo o exagero de filmes como O Tigre e o Dragão com os poderes Mágicos do MCU de forma espetacular. A trilha sonora também é incrível. Confesso que o traje do protagonista não me convenceu, esperava mais. Das suas companheiras, porém, ficaram show e já quero bonequinhos na minha mesa pra ontem!

Dona de mim! Me possua!

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já bateu recorde de bilheteria no Brasil e deve estrear no Disney Plus em breve!


0 comentário