Buscar
  • marianafrancomague

Análise | Truques da Mente - Você só acha que conhece seu cérebro

Qual parte do corpo é responsável por decidir nossas ações? Provavelmente você disse que é o cérebro, e está correto, mas e se eu te contasse que por diversas vezes ao decorrer dos nossos dias, o cérebro nos engana, nos fazendo ver, ouvir e acreditar em coisas que não existem, é essa triste verdade que Truques da Mente nos faz encarar, vem saber mais sobre a série.


Truques da Mente é uma serie documental composta por 8 temporadas até hoje, mas apenas as 6 primeiras estão disponíveis no Disney+, o programa conta com jogos interativos e experiências com voluntários, que tem o objetivo de mostrar ao espectador como nosso cérebro é infinitamente mais complexo do que imaginamos.


A aula de biologia tá diferente


Diferente de outros documentários onde mil informações são jogadas na nossa cara sem nenhuma explicação pratica, aqui vemos tudo acontecer, pois o espectador joga diversas vezes junto com os voluntários, e quando acontece conosco é difícil de não acreditar.



São jogos que envolvem sua percepção geral sobre tudo que acontece a sua volta, visão, memória, empatia, audição, são 6 temporadas muito divertidas (e nada parecido com a prova de biologia).


Quantidade nem sempre é qualidade


A primeira temporada conta com apenas 3 episódios, cada um com em média 50 minutos. Nos anos seguintes o programa era formado por cerca de 12 episódios com duração de vinte e pouco minutos cada, o que tornou a atração mais dinâmica, porém deixou a impressão de superficialidade.


Na primeira temporada lançada em 2011 (que era um especial, então não havia a intenção de fazer sequências) as informações eram bem mais detalhadas, com uma maior quantidade de jogos e interações, fazendo com que o espectador tenha mais tempo de absorver o que estava sendo dito, e a mudança não foi motivada pela opinião da audiência, já que ao retornar em 2013 como uma série original National Geografic, Truques da Mente bateu o recorde de audiência do canal com 1,5 milhões de espectadores na estreia da segunda temporada.



Americanos, onde vivem? O que comem? Hoje no Fenda Repórter


Se tratando de um programa estadunidense feito para americanos, que fala sobre situações e atividades cotidiana de todo ser humano, é possível conhecer bastante da cultura dos EUA, você pode achar que devido a todo conteúdo que já consumiu por toda vida, não existe nada dos costumes dele que já não saiba (eu também achava isso).


Os costumes nos EUA podem ser mais diferentes do que imaginamos ,por exemplo, quanto pagar no maior balde de pipoca? Ou pensar em um animal rapidamente, são coisas que podem variar de acordo com o pais que você nasceu, e como o programa trata do seu cérebro, ou seja, a coisa mais individual que existe no corpo humano, não estranhe se você não concordar com o que parece ser óbvio para um americano.


Porém nenhum desses aspectos torna a série menos divertida e interessante, o tipo de conteúdo que em menos de meia hora te ensina várias coisas novas sobre você mesmo, de uma forma lúdica, que te prende ao que está sendo passado sem ficar cansativo.


Não recomendo assistir mais de três episódios em sequência, com o passar do tempo fica repetitivo, pois a estrutura de edição e acontecimento é idêntica em todos os capítulos.


Truques da Mente é serie de cabeceira, aquela que você assiste depois daquela série super densa que faz sua cabeça fritar (cof cof Dark cof cof), tenho certeza que se Truques da Mente for sua companhia antes de dormir, você não ira pra cama sem saber algo novo.



Confira Truques da Mente no Disney+ e aproveite pra conferir mais análises no nosso site!










0 comentário