Buscar
  • marianafrancomague

Análise | Um Conto Sombrio dos Grimm - Pra ficar no clima de Halloween sem perder o sono

A dona Disney passou décadas nos ensinando que os contos de fadas eram bonitinhos, no entanto, as histórias originais pertencentes aos Irmão Grimm estavam longe de ser fofas, e a nova série animada da Netflix se inspirou nessas narrativas e as adaptou em uma série para a galera mais nova entrar no clima do Halloween. Então vem saber tudo sobre Um Conto Sombrio dos Grimm!


João e Maria tão diferentes né?


Nossos protagonistas são os irmãos João e Maria, mas não aqueles das migalhas de pão que contaram pra gente, aqui eles são filhos do Rei e da Rainha, e viviam muito felizes, até que seus pais cortaram suas cabeças e usaram um barbante mágico pra trazê-los de volta a vida. O motivo? Você vai ter que assistir para saber.


O fato é, os dois irmãos assuntados fogem do reino em busca de pais que não os machuquem, e nessa jornada eles vão passar por vários perrengues e ainda conhecer alguns outros personagens das historias dos irmãos Grimm, então pode apostar que você vai reconhecer uma coisa ou outra, mas em um contexto bem diferente.


Zero sangue, fiquem tranquilos papai e mamãe!


O principal fator que torna essa história tão dinâmica é o fato de termos um narrador muito bom e carismático, sendo ele um corvo que nos guia desde o início da história, a qual ele mesmo nos conta que aconteceu no passado. Portanto, até um certo momento, ele é um narrador onisciente e onipresente, o que torna tudo mais detalhado.


E além disso, ele tem dois companheiros corvos que também o acompanham desde o princípio, um que em vários momentos quebra a quarta parede e fala direto com o público, sempre muito preocupado com as cenas de morte, canibalismo e violência que podem aparecer, por vezes se colocando na frente para que não as vejamos, já a outra parceira quer ver tripas e intestinos voando na tela, o que faz as cenas deles sempre muito engraçadas.


A Boa e Velha Jornada do Herói


O aspecto mais positivo da animação é o crescimento dos personagens. Se você comparar o João e a Maria do primeiro e do último episódio, são personagens completamente diferentes, pois as experiências que passam os moldaram.


Isso remete muito aos contos nos quais a série foi inspirada, pois, apesar de macabros, histórias como Branca de Neve, Cinderela e A Bela Adormecida tem o objetivo de ensinar as crianças o certo e o errado, tem uma moral no final. Portanto cada cena ou frase que parece sem sentido e inútil para trama, se faz valer no final, pois tudo que eles aprenderam durante a jornada é usado para resolver o grande problema.


Então, se você quer aproveitar o clima de Halloween e assistir alguma coisa com seus filhos, irmão ou sobrinho, mas não quer traumatizar a criançada, Um Conto Sombrio dos Grimm vai colocar todos no clima sem fazer ninguém perder o sono e, de quebra, vai passar algumas lições importantes.



0 comentário