Carolina Mezalira
Análise | Um dia com Jerusa – representa as mulheres brasileiras negras de forma realista
Na infância com certeza vocês adorariam passar um dia na casa da sua avó, onde poderiam brincar à vontade e no fim da tarde se sentariam com seus primos para relaxarem ao pôr do sol enquanto apreciam um delicioso café da tarde, esse ambiente acolhedor é retratado no filme Um dia com Jerusa da Dona Netflix.

A diretora e roteirista brasileira Viviane Ferreira cria uma trama de um único ambiente com apenas duas protagonistas trazendo assim leveza e dinamismo para a história, enquanto a primeira é uma idosa de quase 80 anos, sozinha e repleta de tempo livre e a única coisa que quer é uma companhia para poder conversar a vontade, já a segunda é uma jovem pesquisadora, à moda do porta à porta, ela tem o objetivo de ir em todos os vizinhos fazer uma entrevista a respeito de marca especifica de sabão de pó, por essa razão ela acaba entrando na casa de Jerusa (Léa Garcia).
Podemos perceber que a premissa é simples e eficaz, sem levar os telespectadores a conhecer a vida das personagens em longas cenas e explicações, tudo é resolvido em um bate papo entre Jerusa (Garcia) e Silva (Débora Marçal), criando uma relação rapidamente como se fossem neta e avó ou velhas amigas.

Sem falar que todos os personagens do filme da plataforma são majoritariamente negros, então quando a jovem pesquisadora entra no que achava ser uma visita rápida, na verdade ela está entrando em um encontro de gerações de mulheres negras, dessa forma a proposta inicial da diretora se concretiza.

No decorrer de Um dia com Jerusa a conversa entre as duas mulheres fica cheia de metáforas, entre eles temos a solidão de uma e a necessidade de ser ouvida da outra, além de que, cada uma viveu em épocas e períodos diferentes, mesmo assim elas se complementam com suas devidas vivências. Podemos concluir que o filme não é para todo mundo, chega ser bem parado ás vezes, mas passa uma mensagem importantíssima para os dias atuais principalmente se tratando do povo negro.
