Buscar
  • daianeohare

Análise | Utopia - Uma bagunça que se encontra no final

Stay alive, Jessica Hyde!


Utopia do Prime Video é um remake de uma série britânica com o mesmo nome que foi transmitida entre os anos de 2013/14. Agora em 2020, a série ganhou uma nova roupagem sob a supervisão da talentosa Gillian Flynn (Objetos Cortantes).

Na trama acompanhamos um grupo de nerds - Ian (Dan Byrd), Becky (Ashleigh LaThrop), Samantha (Jessica Rothe), Wilson (Desmin Borges) e Grant (Javon “Wanna” Walton) - que são simplesmente aficionados por uma HQ - a Dystopia - que conta a história de Jessica Hyde (Sasha Lane) e aparentemente a série prevê todos os surtos virais que tivemos na humanidade, vírus como ebola, SARS, MERS, zika, estão todos presentes nessa HQ, claro que não de maneira explícita, mas os fãs da HQ conseguem enxergar essa mensagem subliminar na história.


Em um belo dia, a sequência da HQ - a Utopia - é encontrada e acaba sendo leiloada em uma convenção de quadrinhos, obviamente os nerds estão lá para tentar arrematar essa preciosidade e ocasionalmente impedir que novas armas biológicas sejam lançadas no mundo.


Até aí você acredita que seja uma série levinha e divertida, como muito sangue e matança que beira o gore, mas não, não se deixe enganar, pois o grupo disfuncional acaba entrando de cabeça num esquema de conspiração e verdades que não seriam muito bem vistas se viesse à tona.


O grupo de nerd então descobre que a personagem principal de Utopia, Jessica Hyde é real e ela está sendo caçada pela Colheita que é comandada por Sr. Coelho, o grande vilão da série.


Com tantas sub tramas interessantes o enredo se perde um pouco, tem muita informação - boa informação - que poderia ser melhor desenvolvida, não é que elas são ruins, na verdade estão longe disso, mas são tão interessantes que talvez se fossem melhor desenvolvidas não fizessem uma bagunça na cabeça do telespectador.


Um momento errado? Por se tratar de uma série com um vírus mortal e uma suposta conspiração da indústria farmacêutica 2020, talvez não seja o ano ideal para a série, mas não se deixe levar, a série foi finalizada antes das produções serem fechadas devido à pandemia de Covid-19 em andamento e ela na verdade trata dos vírus que estavam sendo disseminados em 2013 e 2014, quando a série original foi feita.

O fato é que a série toca em pontos altamente relevantes, como corrupção, manipulação das massas pela mídia, fake news entre tantos pontos que devemos tomar cuidado diariamente, então nesse sentido a série acaba desempenhando muito bem o seu papel.


Se teremos ou não uma segunda temporada nada ainda foi confirmado, mas tivemos um final muito bem amarrado, com todas as pontas soltas se encaixando em seus devidos lugares e uma abertura para uma segunda temporada que promete ser tão interessante quanto a primeira.


Ao final da temporada eu pergunto para vocês:


"O que você fez hoje para ganhar o seu lugar nesse mundo lotado de pessoas?"


Utopia está disponível no Amazon Prime Video.



0 comentário