Buscar
  • daianeohare

As 7 maiores e mais legais mulheres cientistas da ficção

Em comemoração ao mais do que merecido Dia Internacional das Mulheres e Meninas da Ciência preparamos uma lista pra lá de especial pra provar que sim, lugar de mulher é aonde ele quiser, inclusive arrasamos na ciência não é mesmo? Confira as cientistas mais legais retratadas na ficção e bora incentivar nossas garotas a entrar nesse mundo que infelizmente ainda é dominado por homens, por mais mulheres na ciência, por favor.


01 - Dra. Grace Augustine (Avatar)

Dra. Grace Augustine era uma xenobotânica encarregada do Programa Avatar. Ela era uma lenda para o pessoal científico como autora de um livro sobre as plantas de Pandora. Ela ajudou Jake Sully no Programa Avatar até morrer devido a um ferimento de bala infligido pelo Coronel Quaritch.


02 - Dra. Ellen "Ellie" Sattler (Jurassic Park)

A Dra. Ellie Sattler era parceira e namorada de Alan Grant e trabalhava com ele em uma escavação em Montana, a moça é nada menos que Ph.D em Paleobotânica, ciência que estuda plantas pré-históricas. Infelizmente, no filme ela acaba caindo no estereótipo negativo de "assistente" mesmo sendo muito capacitada para sua função.


No início do filme, foi mostrado que Ellie queria ter filhos, enquanto Alan era totalmente contra a ideia, já que não gosta de crianças. O casal é convidado por John Hammond (fundador do parque) para visitar e endossar a criação do Jurassic Park.


Assim que chegaram na ilha, Ellie, como uma verdadeira paleobotânica, notou imediatamente que as plantas vermiformes, extintas, cresciam junto à estrada, ou seja, nada fraca.


03 - Dra. Jane Foster (Thor - O Mundo Sombrio)

Doutora Jane Foster é uma astrofísica e astrônoma reconhecida mundialmente e criadora da Teoria Foster. Enquanto realizava uma pesquisa no Novo México encontrou o Thor logo após ele ser banido de Asgard. Tudo indica que no próximo filme - Thor: Amor e Trovão - veremos essa linda assumir o manto da Poderosa Thor, oremos!


04 - Dra. Pamela Isley (Batman)

Mais conhecida como Hera Venenosa a anti-heroína e ecoterrorista mais famosa do mundo, é formada em biologia e especialista em botânica, suas ações criminosas sempre envolvem proteção ao meio ambiente e espécies ameaçadas de extinção, errada não está não é mesmo? Atualmente, Pamela vive um relacionamento com outra cientista da DC, nossa amada Dra. Harleen Frances Quinzel, a Arlequina que tem doutorado em Psiquiatria.

Quer o mundo, eu te dou!

05 - Dra. Amy Farrah Fowler e Dra. Bernadette Rostenkowski-Wolowitz (The Big Bang Theory)


Se você assim como nós é nerd de carteirinha, a chance de ter ouvido falar e assistido The Big Bang Theory é 10/10, além do núcleo masculino da série que é muito bem representado, as mulheres cientistas chegaram com os dois pés na porta.

Dra. Bernadette é microbiologista, casada com Howard e muitas vezes na série sua formação é satirizada por lidar com amostras biológicas infecciosas. Já Amy é uma neurocientista fantástica sendo o par perfeito (ou não) para Sheldon. Ela tem um Ph.D. em neurobiologia, com um foco de investigação sobre o vício em primatas e invertebrados.


Vale ressaltar que Mayim Bialik, a atriz que interpreta Amy também é doutora em neurociência, aplausos para essa mulher perfeita!



06 - Dra. Dana Scully (Arquivo X)


Dona dessa lista sim! Dra. Dana Scully, formada em Medicina e Física é a mente centrada da dupla, além de sensível, dedicada e extremamente competente. A importância da personagem é tanta no mundo das ciências que foi objeto de estudo do Instituto Geena Davis resultando no que eles chamam de Efeito Scully, uma pesquisa que demonstra o impacto da personagem no aumento da participação das mulheres na ciência. É isso mesmo, Scully mostrou sim que somos capazes e influenciou muitaso mulheres a ingressarem nesse ramo.


Curtiu a lista? Vamos engajar! Compartilhe com seus amigos e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!


0 comentário