Buscar
  • @tonfabricio

CCXP Worlds | Live com Marcelo Marcelo D’Salete

E dentro desse festival da CCXP Worlds, também contamos com a entrevista do quadrinista Marcelo D’Salete, responsável por obras como Cumbe, Angola Janga, dentre outros. O premiado autor contou um pouco sobre suas influências, que transitam entre o período em que era um office boy até chegar ao Museu Afro Brasil.

D’Salete revelou que seu aprendizado sobre questões sociais, políticas e seu papel como jovem negro na periferia veio a partir da arte, já que sua família era simples e não-politizada, embora o assunto era discutido em casa. Empregos, cursos em escolas técnicas e faculdades foram muito importantes na vida dele, incluindo o acesso a bibliotecas públicas, onde teve acesso a inúmeras obras que talvez jamais conhecesse de outra forma. Dentre muitos acervos, ele comentou sobre o Museu Afro Brasil:


Quando comecei a fazer o Angola Janga e o Cumbe, precisei dar uma reviravolta no que eu entendia e estudava para me aprofundar no Brasil do século XVII. E aí, claro, muitas bibliotecas e o Museu Afro Brasil foram essenciais para isso. Tanto pelos livros, mas também pela parte iconográfica do museu”.

Outro ponto abordado foi a opinião de Marcelo D’Salete sobre a representatividade nos últimos tempos:

Considero que é muito importante ter autores negros em diferentes instâncias - tanto quadrinhos, literatura, cinema e outras áreas, - mas é muito importante também a gente fomentar o debate sobre o tipo de visão, sobre essa história, que a gente acaba desenvolvendo com essas obras”.


Assuntos e novidades da CCXP Worlds podem ser conferidos em nosso site em tempo real. Que tal saber um pouco mais do que rolou e está rolando no momento? Confiram abaixo algumas novidades:

CCXP Worlds | Confira o que rolou no Painel dos Irmãos Russo

CCXP Worlds | Confira o que rolou no painel de My Hero Academia

CCXP Worlds | Sob Pressão X Nurses e a importância de seriados médicos durante a pandemia

CCXP Worlds | Novidades sobre Verdades Secretas 2

CCXP Worlds | Jim Beaver, o eterno Bobby Singer de Supernatural

CCXP Worlds | Emil Ferris - Superação define

CCXP Worlds | Homenageado, Neil Gaiman fala sobre o sucesso de seus clássicos


Não esqueçam de comentar e compartilhar com os amigos de vocês!!

0 comentário