Buscar
  • Felipe Lucas

Conheça os gêneros de Board Games!

Os jogos de mesa são bastante diversos, e ao entrar nesse universo você vai se deparar com a existência de diferentes gêneros de games (pois é queridos, eles não são todos iguais!), cada gênero tem sua especificidade o que possibilita a existência de vários nichos dentro desse mundo. Essa é inclusive uma característica muito interessante dos board games, pois pode dar aquela ajudinha na hora de escolher o jogo pelo estilo que mais te agrada.

Então vem com a gente que hoje vamos apresentar os principais gêneros de board games, para que você não tenha dúvida na hora de comprar aquele jogo novo ou mesmo selecionar algum game para por na mesa e jogar com a galera! Category is:


Party Games


Dixit Odyssey: diversão garantida para até 12 pessoas ao mesmo tempo!

Sabe quando você está naquelas festas animadas com amigos, o clima de descontração, pessoas conversando e bebendo, música alta... e surge a ideia de fazer uma brincadeira leve para entreter o pessoal? Os Party Games foram feitos para essas ocasiões! Como o nome diz eles são jogos de festa e com o tempo acabaram se tornando muito populares entre os brasileiros, que curtem jogos mais simples e altamente interativos.


Características dos Party Games:

  1. Interação alta e espontânea entre os participantes;

  2. Regras muito simples (em 5 minutos você já domina o jogo);

  3. Partidas muito curtas (geralmente não passam de 30 minutos);

  4. Poucos elementos na mesa (um baralho com poucas cartas normalmente).


Quando um Party Game é uma boa pedida?


Em High Society, a grana você tem só te falta o glamour.

Por serem simples e dinâmicos, essa categoria é uma excelente escolha para reunir uma turma grande e se divertir de forma descontraída, sem muito compromisso. Os Party games também são recomendados como “jogos de apresentação”, ou seja, são os melhores para introduzir novos jogadores ao mundo dos board games (e acredite, depois deles é difícil conseguir parar!).


Exemplos de Party Games: Dixit Odyssey (Galápagos Jogos, 2011); The Resistance (Galápagos Jogos, 2009); High Society (Across The Board, 1995).


Euro Games


Merlin: O Rei Arthur está atrás de um sucessor, será você o próximo senhor da Grã-Bretanha?


Como o nome já diz, esse gênero nasceu na Europa entre os séculos XIX e XX, tendo sofrido grandes influências e reformulações durante esse período. Uma dessas influências foi nada menos que a Segunda Guerra Mundial. Isso mesmo, as imposições político-econômicas do pós-guerra influenciaram até nas mecânicas desse gênero, minimizando as chances de conflitos entre os jogadores, um ponto que é característico desse tipo de board game.


Características dos Euro Games:

  1. Regras mais complexas e foco na mecânica;

  2. Mantém todos os participantes até a última rodada;

  3. O fator sorte é mínimo ou até mesmo inexistente;

  4. Pouca interação entre os jogadores (não vai ter dedo no olho do coleguinha!).


Quando um Euro Game é uma boa pedida?


La Granja: e não é que cuidar de uma fazenda dá trabalho demais da conta!

Por serem jogos mais complexos e estratégicos, o Euro Game é indicado para aqueles jogadores que curtem fritar o cérebro e não se importam de passar algumas horas jogando (afinal o tempo voa quando você se diverte, não é mesmo?).


Exemplos de Euro Games: Merlin (Calamity Games, 2018); La Granja (Across the Board, 2019); Projeto Gaia (Mandala Jogos, 2017).

War Games



Quando se joga A Guerra dos Tronos: board game, ou você ganha ou sai pistola com o amiguinho.

Esse gênero foi inspirado nos conflitos militares que forjaram as nações europeias na Idade Moderna. Segundo relatos, já na Guerra Franco-Prussiana foram utilizados jogos “ancestrais,” muito parecidos com os atuais, para serem instrumentos que facilitariam o treinamento dos oficiais da Prússia – império que se anexou com outras regiões formando a Alemanha. Nesse gênero os jogadores normalmente criam estratégias para conquistar e controlar áreas de um tabuleiro apertado e que induz o conflito entre os participantes.


Características dos War Games:

  1. Temática de conflito militar (histórico ou fictício);

  2. Simulação (escalas, miniaturas, elementos para gerenciamento);

  3. Conflito entre os jogadores, com eliminações de participantes (treta garantida);

  4. Fator sorte geralmente presente (rolagem de dados, uso de cartas etc).


Quando um War Game é uma boa pedida?


Conquiste o reino e traga honra ao seu clã em Battle for Rokugan!

Esses jogos são para aqueles que gostam de uma boa e velha batalha e se divertem elaborando estratégias de guerra para conquistar os coleguinhas e cumprir seus objetivos de jogo (e talvez perder umas amizades aí também, fazer o que né?).


Exemplos de War Games: A Guerra dos Tronos: board game (Galápagos Jogos, 2011); Battle for Rokugan (Galápagos Jogos, 2019); Axis & Allies: 1942 (Avalon Hill, 2012).

Ameritrash


Twilight Imperium: ligue as suas naves jovem padawan, porque a galáxia não vai se conquista sozinha.

O nome Ameritrash foi inicialmente um termo pejorativo usado pela indústria de jogos europeus para “apelidar” os jogos americanos. Isso porque os europeus estavam acostumados a jogos altamente estratégicos e de apresentação simples, quando surgiram os jogos de estilo americano abusando da utilização de miniaturas, cartas com artes soberbas, dados incomuns e tabuleiros lindíssimos, porém com uma menor densidade estratégica.


Características dos Ameritrash:

  1. Muito temáticos (importante para o entendimento e desenrolar da partida);

  2. Grande interação entre os jogadores;

  3. Maior quantidade e complexidade de regras;

  4. Fator sorte muito presente (uso de dados e outros elementos);

  5. Partidas mais longas (entre 30 minutos e 3 horas).

Quando um Ameritrash é uma boa pedida?


Zombicide: as miniaturas de zumbi mais lindas que você já viu. Pera, hã?

Os jogos no estilo Ameritrash são uma delicinha para aqueles jogadores que querem mergulhar de cabeça dentro de um tema (geralmente algo relacionado à cultura nerd) e ter uma experiência altamente imersiva. Se você quer impressionar a galera com um jogo divertido e ao mesmo tempo belíssimo, amadah, essa é a sua categoria!


Exemplos de Ameritrash: Zombicide: Black Plague (Galápagos Jogos, 2016); Mansions of Madness: second edition (Galápagos Jogos, 2016); Twilight Imperium (Fourth Edition) (Galápagos Jogos, 2017).


E aí, já conhecia os gêneros dos board games? Conta pra gente aqui nos comentários com qual desses estilos de jogo você mais se identifica!

0 comentário