Buscar
  • @myycampos

Especial Disney+ Lista Aí | Principais Oscars da Disney

Que a Disney arrasaa nas premiações ninguém tem dúvidas, mas vocês sabiam que ao todo o estúdio já tem mais de 80 Oscars? Confira alguns dos mais famosos.

Além dos prêmios mais famosos, como os diversos Oscars de Melhor animação e Melhor Trilha Sonora, na lista de hoje vou contar sobre outras categorias em que a Disney já levou o Prêmio da Academia.


Foi muito difícil selecionar alguns em meio a tantos prêmios, aqui eu listei alguns que você poderá encontrar no catálogo do Disney+ e que de alguma forma marcaram sua época.


Flores e Árvores

Flores e Árvores foi o primeiro Oscar o próprio Walt Disney levou para casa.

Um curta-metragem de animação de 1932. Foi o primeiro lançamento comercial de uma animação em cores em três tiras de Technicolor, após vários anos de filmes lançados em duas cores.

Flowers and Trees foi um sucesso comercial e de crítica, ganhando o primeiro Oscar de curta-metragem de animação.


Milagre na Rua 34 (1947)

Talvez você esteja pensando no remake de 1994 com a Mara Wilson (atriz que faz a Matilda), mas quem ganhou 3 Oscars foi a versão de Milagre na Rua 34 original de 1947, que levou os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante para Edmund Gwenn, Melhor História e Melhor Roteiro Adaptado.


20.000 Léguas Submarinas

20.000 Léguas Submarinas de 1954, foi dirigido por Richard Fleischer, com roteiro escrito por Earl Felton e baseado no livro de Júlio Verne.


O filme foi produzido pelos Estúdios Disney e foi filmado em CinemaScope, uma das primeiras tecnologias a filmar no que hoje conhecemos como widescreen e para que a o submarino e o cenário não parecessem deformados em tela, eles foram construídos "deformados" para a filmagem, o que rendeu a filme dois Oscars, de Design de Produção e de Efeitos Visuais.


Mary Poppins


Mary Poppins de 1964, dirigido por Robert Stevenson e produzido por Walt Disney, com músicas escritas e compostas pelos irmãos Sherman. O roteiro foi escrito por Bill Walsh e Don DaGradi, baseado na série de livros de PL Travers, Mary Poppins. O filme, que combina ação ao vivo e animação, é estrelado por Julie Andrews.

Curiosidade: O filme foi filmado inteiramente no Walt Disney Studios em Burbank na Califórnia, usando cenas de fundo pintadas de Londres.

No Oscar de 1965 levou nada menos que seis prêmios parta casa, vencendo nas categorias de melhor atriz para Julie Andrews, melhores efeitos visuais, melhor edição, melhor canção original e melhor trilha sonora original.


A noviça rebelde

A Noviça Rebelde de 1965, dirigido e produzido por Robert Wise, com roteiro de Ernest Lehman baseado no livro de memórias The Story of the Trapp Family Singers, de Maria von Trapp.


É uma adaptação do musical 1959, escrito por Howard Lindsay e Russel Crous, Protagonizado por Julie Andrews e Christopher Plummer — que interpretam respetivamente Maria e Capitão von Trapp —, o filme narra as aventuras de uma jovem mulher austríaca que estuda para se tornar uma freira em Salzburgo no ano de 1938 e acaba sendo enviada para a casa de campo de um oficial da marinha viúvo e aposentado, para ser a governanta de seus sete filhos.


Levou para a Casa do Mickey mais cinco Oscars, inclusive o de Melhor Filme. Além de Melhor Diretor para Robert Wise, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição.


Depois deles foram mais de 20 anos sem que o estúdio levasse um Oscar nas categorias principais.


Uma Cilada para Roger Rabbit

O Estúdio só ganhou novamente um Oscar nas categorias principais em 1989, para Uma Cilada para Roger Rabbit, O filme combina o uso de live-action e animação tradicional.


O filme de comédia e fantasia de 1988, dirigido por Robert Zemeckis, produzido por Steven Spielberg.


O enredo do filme se passa em Hollywood, em 1947, onde os personagens de desenho animado coexistem e interagem naturalmente com os seres humanos.


O longa foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu grande aclamação da crítica. O filme causou um interesse renovado na era de ouro da animação americana e tornou-se a vanguarda da era moderna, levando para casa três Oscars, de Melhor Edição de Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição de Filme.



Chicago

Chicago é um filme musical de comédia dramática dirigido e coreografado por Rob Marshall, com roteiro de Bill Condon.


O filme explora o tema do status de celebridade instantânea na cidade de Chicago da década de 1920. Dirigido e coreografado por Rob Marshall, e adaptado por Bill Condon, Chicago ganhou seis prêmios Oscar em 2003, incluindo o de melhor filme do ano, além de levar para casa os Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante para Catherine Zeta-Jones, Melhor Mixagem de Som, Melhor Produção, Melhor Figurino e Melhor Edição.



Alice no País das Maravilhas (2010)

Alice no País das Maravilhas de 2010, dirigido por Tim Burton e baseado no clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll.


O filme se passa 13 anos após a história original, com Alice já com 19 anos voltando à terra fantástica que visitou na infância.


A produção ganhou dois Oscars de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.


Lincoln

Lincoln é um filme de drama-épico e histórico dirigido por Steven Spielberg, estrelado por Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln e Sally Field como Mary Todd Lincoln.


O Filme é produzido pela Touchstone Pictures, subsidiária da Disney que foca em filmes mais adultos, e densos.


Lincoln recebeu aclamação da crítica generalizada com grande louvor dirigido ao desempenho de Day-Lewis. No Oscar 2013, o filme foi nomeado para doze prêmios, incluindo Melhor Filme, ganhou o prêmio de Melhor Direção de Arte e Melhor Ator para Day-Lewis



Mogli - O Menino Lobo(2016)

Mogli - O Menino Lobo de 2016, dos gêneros drama, fantasia e aventura, realizado por Jon Favreau para a Walt Disney Pictures, trata-se de um remake do desenho animado homônimo de 1967 e o segundo live action da Disney adaptado do mesmo romance — o primeiro é de 1994.


O filme precisou de muitos efeitos de computação gráfica para representar os animais e os cenários, com as gravações sendo feitas inteiramente em Los Angeles. Com exceção do próprio Mogli (Neel Sethi) e alguns pequenos elementos para interação com o ator, tudo foi criado digitalmente, desde os mínimos detalhes da floresta (folhas, galhos, terra, pedras) até os animais, efeitos climáticos, iluminação, com isso o filme acabou ganhando o Oscar De Melhores Efeitos Visuais em 2017.


Pantera Negra

Pantera Negra é um filme de super-herói de 2018, baseado no personagem dos quadrinhos, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, sendo o décimo oitavo filme do Universo Cinematográfico Marvel, além de ser o primeiro título solo do personagem. Dirigido por Ryan Coogler, que também contribuiu com o roteiro ao lado de Joe Robert Cole, é estrelado por Chadwick Boseman como T'Challa/Pantera Negra


Filmes de super-heróis sempre foram o patinho feio das premiações de Hollywood. Mas Pantera Negra fez história na premiação. Indicado ao todo em sete categorias, incluindo Melhor Filme, levou para casa três Oscars.


Mas as vitórias históricas do filme da Marvel não param por aí Ruth E. Carter foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Figurino. Hannah Beachler foi a primeira negra indicada e vencedora no quesito Melhor Design de Produção na história do Oscar. O filme também levou para casa o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Esses são alguns dos filmes dos estúdios Disney que já ganharam Oscar, você lembra de mais algum dos mais de 80 que eles já ganharam? Conta para gente seu preferido!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo