Buscar
  • @tonfabricio

#TBT | Goosebumps

Atualizado: 29 de out. de 2020

Qual tal começarmos esta quinta-feira com mais uma homenagem ao terror? No #tbt de hoje eu vou falar do incrível Goosebumps, série dos anos 90 que chegou ao Brasil através da extinta Fox Kids. O seriado era baseado nos livros de terror infantil de R. L. Stine, que inclusive possui o mesmo nome da produção televisiva. Stine é considerado um Stephen King, porém, focado em assustar crianças, enquanto King aterroriza os adultos.

Talvez Goosebumps soe familiar. Isso porque em 2015 foi feito o primeiro filme homenageando a obra de R. L. Stine, misturando terror com comédia e com Jack Black no elenco. Embora o filme tenha agradado muitos telespectadores, não chega aos pés da antiga série. A produção dos anos 90 era extremamente original e muito bem feita para a época. Embora fosse feito para crianças, acreditem, tem muito adulto que se tremeria todo se assistisse pelo menos um episódio.


A abertura


As cenas iniciais junto da trilha sonora já dá uma tensão, não é mesmo? Particularmente, eu acho essa abertura totalmente artística, reverenciando o autor dos livros. Percebam que a primeira imagem é de um suposto homem que carrega uma mala. Essa mala se abre, os papeis com as histórias voam e um deles se transforma na letra G (Goosebumps), flutuando e "amaldiçoando" tudo por onde passa. O ser de social faz uma alusão ao escritor, que teve suas histórias saltados para fora dos livros e começa a infestar a nossa realidade. Arte que fala, né? Confiram a abertura:

Histórias Horripilantes


O seriado contou com quatro temporadas, cada episódio com uma história (algumas tinham parte 1, parte 2, etc.). Dentre muitas tramas, algumas eu me lembro serem extremamente assustadoras. Eu citarei três delas:


O boneco Slappy


Slappy era uma marionete. Ele me lembrava muito o Chucky, por ser um boneco que ganhava vida e queria fazer mal para as pessoas. Slappy apareceu em alguns episódios, onde sempre era trazido a vida no momento em que alguém dizia as palavras mágias escritas num cartão.

Além dele ser um ser diabólico, sua aparência também não era muito simpática. Quem é Annabelle perto dessa criatura?


Os gnomos do jardim


Essa episódio me fez ter medo da noite e de enfeites de jardim. Os gnomos nada mais eram do que estátuas de jardins. Qual o terror disso? Pois acontece que esses seres inanimados ganhavam vida ao anoitecer, trazendo muita confusão e maldade. Era desesperador ver as cenas daqueles seres correndo atrás das crianças e ninguém acreditando nelas.


As máscaras de Halloween


Neste episodio temos uma garota como protagonista. A jovem sofre bullying na escola por ser medrosa. Certo dia, ela decide procurar uma fantasia extremamente assustadora, pois quer assombrar aqueles que a zoaram. Na loja, ela vê máscaras horrendas, porém não estão à venda, afinal, eram vivas! Desesperada, ela rouba uma das máscaras para poder assustar.

Infelizmente, as coisas não saem como ela planejava, pois o látex começa a fazer parte dela, inclusive mudando sua personalidade. A cena mais tensa é o momento em que outros rostos começam a flutuar pela cidade atrás dela.


Dentre dezenas de episódios tensos, a obra contava ainda com uma cidade com vários lobisomens, alienígenas, monstros, viagens em outras realidades, crianças que passavam a viver dentro de uma maquete, dentre outros.


Uma obra eternizada


Goosebumps marcou uma geração inteira, tanto os livros como o seriado. Se vocês ainda não conhecem, precisam ver, pois vale muito a pena! Mesmo sendo uma produção mais antiga, eu tenho CERTEZA que vocês vão amar e se assustar!

R. L. Stine, autor dos livros e participante da série


Gostaram do tbt?? Já conheciam?? Qual foi seu episódio preferido?? Comentem!!


0 comentário